Jardim sensorial estimula desenvolvimento de alunos 11/11/2014 - 14:57

Ao menos uma vez por semana os alunos da Escola Especial Caminho do Saber, em Tapejara, Noroeste do Paraná, têm a oportunidade de interagir com um jardim sensorial que ajuda no desenvolvimento educacional. Criado há cerca de cinco meses, o espaço também é resultado do curso profissional da escola, além de trazer beleza ao local.

O jardim é uma oportunidade estimular o desenvolvimento físico e psicológico dos estudantes, proporcionar o contato com a natureza, oferecer novos espaços para a aprendizagem de cores e plantas, além de estimular o equilíbrio e os sentidos clássicos da visão, audição, olfato, paladar e tato.

"Mais que um visual atrativo, almejamos proporcionar aos alunos a possibilidade de ter um contato com as plantas, através do olfato, do paladar e do tato", comentou a professora Cilene Costa, responsável pelo projeto que contou com a participação dos próprios alunos na construção do jardim.

Na sua construção foram usadas plantas aromáticas, como alecrim, hortelã, salsinha, arruda, coentro, citronela e erva-cidreira. E também pneus usados, o que contribuiu para um desenvolvimento ecologicamente sustentável. O jardim oferece livre acesso e é adaptado também para cadeirantes. A manutenção também é feita pelos estudantes.

Ao longo do jardim foi construída uma pista tátil com corrimão para apoio, além de diferentes texturas feitas com pedras, areia, madeira, grama, granito, brita e tijolos que estimulam a percepção do tato e do equilíbrio. “Ainda é cedo para fazer uma avaliação, mas podemos perceber como os alunos reagem quando eles são estimulados a sentir as diferentes texturas”, contou Cilene.

O espaço ainda é aproveitado por alunos de outras instituições de educação especial e de escolas de ensino regular. No último mês, o ambiente foi visitado pelos alunos da escola especial de Tuneiras do Oeste, município vizinho.

O jardim sensorial é resultado da atividade de educação profissional da escola. Os alunos aprendem sobre paisagismo – a escola ainda tem um jardim interno, horta escolar e confecção de estopas. Inclusive os produtos dessas duas últimas atividades são vendidos para o comércio local que geram recursos para a manutenção do curso e outras atividades.

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