Proposta de financiamento de escolas de referência é aprovada pela Cofiex 09/01/2020 - 09:44

A Educação do Paraná começa 2020 com mais uma boa notícia: a proposta de financiamento externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de escolas de referência em educação profissional e investimentos em tecnologias educacionais foi aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Governo Federal.

A aprovação na Cofiex é a primeira etapa para obtenção de financiamentos externos; o Programa de Educação para o Futuro, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) prevê investimentos na ordem de R$ 500 milhões.

“Foi dado um sinal verde pelo Governo Federal para detalharmos uma proposta junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Essa é a etapa mais difícil, então vencemos um obstáculo importante”, explica Nicolas Powidayko, chefe do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica.

EDUCAÇÃO PARA O FUTURO – O Programa Educação para o Futuro propõe a construção de “Escolas do Futuro”, instituições de referência em educação profissional com capacidade de atendimento de 2 a 3 mil estudantes e um modelo pedagógico inovador, voltado a preparar os jovens paranaenses para os desafios e o mercado de trabalho do século XXI.

As instituições terão uma infraestrutura de excelência, com bibliotecas, telecentros, laboratórios de ciências, computação e inovação, quadras poliesportivas, teatro, ateliê e espaços para oficinas. O modelo é semelhante ao adotado por instituições de referência vinculadas ao Serviço Social da Indústria (Sesi).

Além da construção das escolas de referência, o Programa Educação para o Futuro prevê projetos para o fortalecimento da educação profissional e investimentos em tecnologias educacionais e formação docente para toda a rede pública estadual do Paraná.

A ideia é que as escolas, além de um espaço de desenvolvimento para os estudantes, sejam também polo de inovação e de desenvolvimento econômico e social para toda a comunidade.

"O Programa Educação para o Futuro tem como objetivo preparar nossos jovens para os desafios do século XXI e contribuir com o desenvolvimento social e econômico do Estado. Para isso o programa propõe investir em tecnologias educacionais e construir uma proposta pedagógica que torne a escola mais atrativa ao jovens, contribuindo para elevar a frequência escolar e reduzir o abandono e a evasão, e fortalecer e expandir a educação profissional, ajudando a elevar a empregabilidade dos alunos concluintes”, explica Powidayko.