Educação para o Futuro - Perguntas Frequentes

 
Quais medidas serão adotadas para reduzir os efeitos do aumento na circulação de pessoas e automóveis no meu bairro?

Daremos ênfase na contratação e capacitação de mão-de-obra local. Priorizaremos a mobilização de equipamentos pesados para a área destinada à implantação do empreendimento em período de pouca movimentação nas rodovias e estradas de acesso.

A população será informada sobre os quantitativos, itinerários, periodicidade e horários de pico das atividades geradoras de ruídos, materiais particulados e vibrações. Os equipamentos como tratores, pás mecânicas e caminhões trafegarão com faróis ligados, com as extremidades sinalizadas e em baixa velocidade. A mobilização dos equipamentos pesados contará com o acompanhamento de uma equipe de sinalização e de socorro para evitar transtornos no tráfego, em caso de acidente ou falha no equipamento.

Os veículos e equipamentos utilizados nas atividades receberão manutenção preventiva para evitar emissões abusivas de gases e ruídos na área trabalhada. É recomendável, sempre que possível, a execução de limpeza da área de forma manual, entretanto, se for realizada de forma mecanizada, deverá ser feita previamente à manutenção e regulagem dos equipamentos, visando evitar emissão abusiva de ruídos e gases, bem como o derramamento de óleos e graxas.

Repassaremos as informações sobre as principais ações do empreendimento, por meio de encontros com a população, a fim de esclarecer dúvidas e divulgar o cronograma e as etapas da obra. Será estabelecido um fluxo de comunicação entre o empreendedor e as comunidades circunvizinhas, proporcionando um diálogo franco e transparente, o que minimizará, consequentemente, eventuais situações de conflito.

 
Quais medidas serão adotadas para reduzir os efeitos do ruído, da poeira e de odores decorrentes da obra?

Sempre que possível, realizaremos a limpeza da área de forma manual. Os veículos e equipamentos utilizados nas atividades receberão manutenção preventiva para evitar emissões abusivas de gases, ruídos e derramamento de óleos e graxas na área trabalhada.

Durante a obra, os operários envolvidos com esta atividade ficarão expostos a riscos de acidentes de trabalho ou prejuízo à saúde operacional, como exposição constante a ruídos. A criticidade deste impacto poderá ser atenuada com o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI`s).

 
Como será o gerenciamento dos resíduos sólidos da obra?

Os resíduos sólidos a serem gerados na fase de implantação serão manejados por meio do programa de coleta seletiva, com o objetivo de permitir que os materiais possíveis sejam reciclados. O material restante será disposto em local apropriado e autorizado.

Em obras civis, os resíduos serão constituídos principalmente por concreto, tijolos, metais (ferro, aço, fiação), madeira, embalagens e solos, os quais serão temporariamente estocados em uma área específica dentro dos canteiros de obras e destinados para a reciclagem em empresas locais que tenham autorização e/ou licença ambiental dos órgãos competentes.

Os resíduos perigosos que serão gerados nas atividades das obras civis e na manutenção de veículos e equipamentos, como óleos, lubrificantes, embalagens, materiais contaminados com óleo, graxa, tinta entre outros serão colocados em contêineres identificados e armazenados temporariamente em área especialmente destinada a estes resíduos no canteiro de obras, de acordo com as normas específicas sobre resíduos sólidos perigosos. A disposição ou tratamento final será realizado por empresas licenciadas para este fim.

Além destes cuidados o Plano de Controle e Monitoramento Ambiental, conterá planos e programas que otimizarão as medidas previstas, como: Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

 
Quais medidas serão adotadas para minimizar os riscos de acidentes?

Os trabalhadores das obras receberão equipamentos de proteção individual (EPI’s), bem como capacitação adequada para o correto uso desses equipamentos. As áreas do canteiro de obras receberão sinalização de segurança e kits de primeiros socorros. Também estamos prevendo a realização de exames médicos periódicos, principalmente preventivos, em todo o quadro de funcionários. Além destas ações, o Plano de Controle e Monitoramento Ambiental, conterá planos e programas que otimizarão as medidas previstas, como: Plano Ambiental para Construção Geral (PAC).

 
Como ficará a situação dos trabalhadores após o término da obra?

No ato da contratação, os trabalhadores serão informados da temporalidade da obra, a forma de contratação, bem como seus direitos e deveres para com a empresa construtora. Será acompanhado, sistematicamente, o processo de demissões, podendo ser implementado um plano de desmobilização da mão-de-obra.

As empreiteiras contratadas serão orientadas a seguir as condutas estabelecidas: avaliar a manutenção do funcionário para atendimento a outros contratos em vigor e estabelecer medidas de transição adequadas, como o desligamento programado, treinamento e reciclagem.