Segundo Processo de Remoção QPM e QUP 2020

Edital nº 49/2020 - GS/Seed: Divulga, após análise dos recursos, o Resultado Final do Segundo Processo do Concurso de Remoção para Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM e do Quadro Único de Pessoal do Poder Executivo – QUP, regulamentado pelo Edital n.º 38/2020 – GS/Seed, de 14 de setembro de 2020.

Portaria nº 1.013/2020 - GS/Seed: Fixa o exercício dos Professores do Quadro Próprio do Magistério – QPM e do Quadro Único de Pessoal do Poder Executivo – QUP do Estado do Paraná constantes  no  anexo  que integra o Edital n.º 49 – GS/Seed.

Edital nº 38/2020 - GS/Seed: Estabelece critérios e procedimentos para o Segundo Processo do Concurso de Remoção dos Professores do Quadro Próprio do Magistério e do Quadro Único de Pessoal do Poder Executivo da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná no ano de 2020.

Relatório de vagas

O Segundo Processo do Concurso de Remoção QPM/QUP é realizado exclusivamente para o Núcleo Regional de Educação de Curitiba e deverão participar os professores que se encontram lotados no município de Curitiba (sem lotação em instituição de ensino ou setor), os professores nomeados em 2020 no município de Curitiba e os professores lotados em instituição de ensino ou setor do município de Curitiba, que desejarem pleitear mudança de setor. Para conhecer as instituições de ensino que pertencem a cada setor do NRE de Curitiba, acesse este documento.

As inscrições têm início às 13 horas do dia 21/10/20 e se encerram às 17 horas do dia 23/10/20. Acesse o ícone abaixo para efetuar sua inscrição.

Inscrições no Concurso de Remoção

(Utilize o navegador Mozilla Firefox e configure-o para permitir popups.)

Importante: O professor interessado em participar do Concurso de Remoção deverá ler integralmente o Edital que estabelece as normas e procedimentos do processo.

Atenção às datas! Estará participando do processo o professor que concluir a inscrição dentro do prazo e horário estipulados. O acesso ao sistema do Concurso de Remoção QPM/QUP 2020 é por meio do Portal RH-SEED. Para participar, clique no link acima em Inscrições no Concurso de Remoção ou acesse www.rhseed.pr.gov.br, utilizando login e senha da Central de Segurança (mesmo login e senha dos sistemas PrConsig e Registro de Classe Online – RCO). No ícone Remoção QPM/QUP (2º Processo), acesse e preencha o formulário eletrônico, confirme a inscrição e imprima o comprovante.

Observações:

  • Os professores lotados no município de Curitiba (sem lotação em instituição de ensino ou setor), ao se inscreverem, deverão, obrigatoriamente, preencher a 10ª (décima) opção, que corresponde a qualquer setor no NRE.
  • A Seed inscreverá automaticamente todos os professores lotados no município de Curitiba (sem referência a nenhuma instituição de ensino), que deixarem de se inscrever no Processo.
  • Os professores que desejam alterar o município de lotação no mesmo NRE ou para NRE diferente e os professores nomeados no ano de 2020 (exceto os nomeados para o município de Curitiba) deverão participar do terceiro processo de remoção.

Resultado Final


Resultado Preliminar

Resultado Detalhado
(somente os removidos no processo)

Resultado Simplificado
(todos os inscritos no processo)

 


Recursos:

O servidor poderá interpor recurso contra o Resultado Preliminar do Concurso de Remoção QPM/QUP, desde que devidamente fundamentado, indicando os pontos a serem examinados e o amparo legal para a sua contestação, das 09 horas do dia 29/10/2020 até as 17 horas do dia 30/10/2020.

Clique no ícone abaixo para interpor recurso.

Concurso de Remoção QPM/QUP

Acesse o Sistema do Concurso de Remoção QPM/QUP no link acima para interpor Recurso.
Utilize esse mesmo link, a partir de 05/11/2020, para ter acesso à resposta completa ao Recurso interposto.
e para imprimir o Comprovante de Remoção Efetivada.

(Utilize o navegador Mozilla Firefox e configure-o para permitir popups.)

Importante:

  • Não será admitida outra forma de recurso.
  • Esclarecemos que somente poderão interpor recurso os servidores que se inscreveram no referido processo.
  • Antes de interpor recurso, o professor deverá ler atentamente a legislação que ampara o Concurso de Remoção (Decreto, Resolução e Edital). Sua fundamentação deverá ser clara, consistente e objetiva, elencando os pontos a serem analisados e amparo legal para a contestação, no Decreto, na Resolução e no Edital deste Processo.
  • É aconselhável o uso de um editor de texto para a escrita da fundamentação e, após, transferência (copiar e colar) para o campo “Recurso” no sistema, uma vez que a página pode expirar, perdendo-se as informações inseridas.
  • Esclarecemos que o primeiro e o segundo processos do Concurso de Remoção QPM/QUP são distintos. Não é possível a comparação entre os relatórios de vagas desses dois processos, tendo em vista as seguintes especificidades:
    • 1º processo:
      • O levantamento das vagas, por área/disciplina, é realizado em cada instituição de ensino, que pertence a um dos nove setores do município de Curitiba.
      • As vagas disponibilizadas no relatório podem ser utilizadas pelos professores lotados nas instituições de ensino que desejam alterar sua lotação no mesmo setor ou pelos lotados no setor que pleitearão a lotação do seu cargo em uma instituição do mesmo setor.
    • 2º processo:
      • O levantamento das vagas, por área/disciplina, é realizado por setor.
      • O cálculo é feito pela somatória das demandas de todas as instituições de ensino participantes do concurso de remoção em cada setor, descontados todos os professores lotados nas instituições que pertencem ao setor (inclusive, os lotados nos setores sem referência a nenhuma instituição de ensino).
      • Das vagas disponibilizadas no primeiro processo, devem ser descontados os servidores removidos, os excessos das instituições de ensino que pertencem ao mesmo setor e os lotados no setor.
  • O Resultado Final do processo será divulgado no dia 05/11/2020, até às 18 horas.

Não serão considerados procedentes os recursos que apresentarem:

  • como fundamentação, erros de preenchimento no formulário de inscrição. Exemplo: escolha equivocada de instituições de ensino, ordem errada das instituições elencadas durante a seleção, escolha da LF errada;
  • situações não amparadas pela legislação vigente. Exemplo: remoção para instituição que apresente carga horária menor que a prevista para o cargo ou remoção para duas instituições diferentes ou, ainda, cancelamento da remoção;
  • solicitações de vagas utilizadas por servidores com melhor classificação do que o requerente. O critério para a utilização da vaga é a classificação do professor, considerando suas prioridades e a carga horária mínima por cargo, prevista no Edital, assim, caso este professor tenha sido removido para a sua 9ª opção, um professor com classificação inferior a dele que tenha escolhido a mesma instituição em sua 1ª opção não poderá requerer esta vaga.

A senha a ser utilizada para acessar o sistema do Concurso de Remoção pelo Portal RH-SEED é a mesma do PrConsig e dos sistemas RCO e GRF.

A alteração/recuperação da senha de acesso deve ser realizada por meio do autoatendimento da Central de Segurança (opção “Recuperar/Alterar Senha” na tela de login). Caso o servidor tenha problemas com a recuperação de sua senha, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento Celepar pelo telefone (41) 3200-5007.

A recuperação da senha é de responsabilidade do candidato, que deverá providenciá-la com antecedência, em tempo hábil para efetivar a sua inscrição dentro do prazo estabelecido no edital.

R: Para se cadastrar no Portal RH-SEED, é necessário acessar o endereço www.rhseed.pr.gov.br e clicar em "Ainda não sou cadastrado". Preencha os campos obrigatórios e clique em "Enviar". Você receberá em seu e-mail um link que lhe permitirá dar prosseguimento ao cadastro de seus dados. Após a realização do cadastro, basta acessar o Portal novamente e digitar seu login (RG ou CPF) e a senha cadastrada.

R: Caso esteja utilizando o e-mail institucional (***** @seed.pr.gov.br), verifique sua caixa de spam. Se o e-mail contendo o link não estiver na caixa de spam, entre em contato com a Central de Atendimentos a Clientes (CAC), por meio do telefone (41) 3200-5007.

R: A alteração/recuperação da senha de acesso deve ser realizada por meio do autoatendimento da Central de Segurança (opção “Recuperar/Alterar Senha” na tela de login). Caso o servidor tenha problemas com a recuperação de sua senha, poderá entrar em contato com a Central de Atendimento Celepar pelo telefone (41) 3200-5007. A recuperação da senha é de responsabilidade do candidato, que deverá providenciá-la com antecedência, em tempo hábil para efetivar a sua inscrição dentro do prazo estabelecido no edital.

R: Provavelmente você não está utilizando o navegador Mozilla Firefox. Orientamos que acesse o sistema do Concurso de Remoção por meio desse navegador.

Caso já esteja utilizando o navegador indicado, talvez ele esteja configurado para bloquear popups. Você deverá desbloqueá-los da seguinte forma:

Ao acessar qualquer página com o navegador Mozilla Firefox, clique no ícone formado por três traços horizontais paralelos, localizado no canto superior direito da página, depois, em "Opções".

Na página que se abrirá, clique na opção "Privacidade e Segurança", que fica no menu lateral à esquerda; localize o campo Permissões e desmarque a opção "Bloquear janelas popup".

Realize, também, a limpeza de todo o histórico. Com qualquer página do Mozilla aberta, pressione as teclas “Control” + “Shift “+ “Delete”. Na janela que irá abrir, no campo do “Intervalo de tempo a limpar”, selecione a opção “tudo”; marque todas as opções do campo “Histórico” e todas as opções do campo “Dados” e clique em “Ok”. Feche todas páginas abertas do Mozilla, reabra o navegador e acesse a página de inscrição do Concurso de Remoção, deixando sempre o mínimo de abas abertas.

R: Será necessário clicar em seu nome, que aparece no canto superior direito da tela; no quadro "Informações Pessoais", clicar em "Alterar RG"; preencher o campo RG e selecionar UF - PR e "Alterar". Ao concluir esse procedimento, é preciso sair do sistema e acessá-lo novamente para que o ícone esteja disponível.

R: Entre em contato com o Núcleo Regional de Educação para que o seu RG seja enviado ao GRHS/CMS para análise. Atenção ao horário, o professor é responsável pela sua inscrição e deverá procurar auxílio, de modo que, o GRHS/CMS tenha tempo hábil para verificar o problema, dar retorno ao professor e ele consiga finalizar o preenchimento do formulário eletrônico antes do encerramento das inscrições. Neste processo, a remoção será disponibilizada somente para os professores do NRE de Curitiba que desejam alterar o setor de lotação e para os professores lotados no município de Curitiba pleitearem lotação em setor. Os professores que desejam alterar o município de lotação dentro do mesmo NRE ou para NRE diferente deverão participar do terceiro processo. A mensagem de que não há Linha Funcional disponível para realizar a inscrição também aparece quando o professor já efetivou a sua inscrição e tenta refazê-la na opção “Inscrições-Inscrição”. Desta forma, antes de entrar em contato com o NRE, verifique se a sua inscrição já não consta no sistema, na opção “Comprovante”.

R: Neste processo não haverá lotação em instituição de ensino. A lotação ficará no setor, se houver vaga, e o professor participará do processo de Distribuição de Aulas para escolher uma vaga temporária, para exercício no ano de 2021.

Caso não consiga falar com o NRE, entre em contato com o GRHS/CMS por meio do e-mail: grhs_cms@seed.pr.gov.br.