Consulta Pública - Educação para o Futuro

 

Participe da consulta pública sobre a Educação para o Futuro. Antes, porém, assista ao vídeo informativo e as demais informações sobre o projeto que estão na sequência.

Participe a partir de 22/05/2023

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Programa Educação para o Futuro, o que é?

O Programa, que é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa preparar os estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Paraná para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI, mediante a melhoria da aprendizagem no ensino médio, por meio de currículos atualizados, de uso de tecnologias educacionais e da qualificação e expansão da educação profissional de nível médio, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Logotipo do Banco Interamericano de Desenvolvimento

 

Qual o objetivo geral do Programa?

O objetivo geral do programa é aumentar a taxa de estudantes que concluem o Ensino Médio. Já os objetivos específicos são:

  • melhorar a qualidade da educação do Ensino Médio;
  • aumentar a cobertura do Ensino Técnico Profissional (ETP) de nível médio;
  • melhorar a qualidade dos serviços de facilitação da transição da educação básica para o Ensino Superior ou para o mercado de trabalho.

 

Quem é o público-alvo?

Professores e estudantes do ensino médio estadual.

 

O que terão as unidades novas que farão parte do Programa Educação para o Futuro?

As Escolas do Futuro terão estruturas físicas modernas, com padrões elevados de sustentabilidade, equipamentos tecnológicos de ponta e uma proposta pedagógica inovadora. Todos esses aspectos estão sendo pensados com o propósito de privilegiar o desenvolvimento integral do aluno.

 

E o ensino técnico profissionalizante?

As unidades novas construíras no Programa Educação para o Futuro ofertarão cursos técnicos nas áreas de tecnologia, saúde e agricultura, com o propósito de desenvolver o arranjo produtivo local e aumentar a renda das famílias paranaenses.

 

Mas afinal, quantas obras serão realizadas?

Para alcançarmos os objetivos, serão construídas 07 novas unidades e até 40 ampliações de escolas existentes.

 

Por que preciso participar da consulta?

Preocupados com o bem-estar da população e visando minimizar e neutralizar possíveis danos sociais e ambientais, realizaremos uma consulta pública com o objetivo de registrar os pontos de vista e percepções das pessoas que podem ser afetadas direta e indiretamente pelo projeto, e oferecer uma forma de levar em consideração as contribuições, visando aperfeiçoar o planejamento e a implementação do projeto.

 

​O cronograma abaixo demonstra como a consulta pública será realizada.

 

Divulgação
De 22/05 a 28/05/2023

 

Consulta Pública
De 22/05 a 04/06/2023

 

Devolutiva
12/06/23
Assista à live!

Relatório sobre a realização da Consulta Pública

Acesse

 

Conheça mais alguns detalhes do projeto:

 

Realizaremos a consulta pública para as unidades prioritárias no planejamento de obras da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Os critérios utilizados para a escolha dos municípios/escolas que participam da consulta foram: disponibilidade de terreno de propriedade do Estado compatível com o porte da escola prevista para o projeto; redução do cadastro de espera, redução do ensino médio noturno; necessidade de ampliação da escola e potencial para a oferta de cursos técnicos.

Com base nos critérios descritos acima, foram selecionados 04 municípios para a construção das unidades novas; e 5 escolas, já existentes, para ampliação.

 

 
Unidades Novas:

Município de Araucária
R. Sonia Bodziak, s/n, Araucária - PR
Previsão de vagas de 1530 estudantes


Município de Fazenda Rio Grande
Avenida Portugal, s/n, Fazenda Rio Grande - PR
Previsão de vagas de 1920 estudantes


Município de Piraquara
Rua Juri Danilenko, s/n, Piraquara - PR
Previsão de vagas de 1300 estudantes


Município de Toledo
Avenida Maripá, s/n, Toledo - PR
Previsão de vagas de 1300 estudantes

 
Ampliações
 
Município de Maringá

Colégio Estadual Tancredo Neves
Av. Tuiuti, 3427 - Vila Morangueira, Maringá - PR, 87043-310

 
Município de Medianeira

Colégio Estadual Belo Horizonte
R. Olávo Bilac, 690 - Belo Horizonte, Medianeira - PR, 85884-000

 
Município de Pinhais

Colégio Estadual Oscar Joseph D’Plácido e Silva
R. Rio Piraquara, 810 - Weissópolis, Pinhais - PR, 83322-140

 
Município de Sarandi

Colégio Estadual Helena Kolody
R. Euclídes da Cunha, 2299 - Jardim Ouro Verde II, Sarandi - PR, 87114-140

 
Município de São José dos Pinhais

Colégio Estadual Herbert de Souza
R. Francisco Favoretto, 301 - Jd Veneza, São José dos Pinhais - PR, 83025-240

 

 

As unidades novas das Escolas do Futuro serão construídas com material de qualidade, layout moderno, que promove a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, necessárias aos profissionais do século XXI.

Pensando no consumo consciente dos recursos naturais, as escolas disporão de itens de sustentabilidade ambiental que reduzirão o uso de energia elétrica com a utilização de lâmpadas de LED, otimização da iluminação e da ventilação natural e geração/uso de energia solar fotovoltaica. Para a redução do uso de água potável, serão utilizados equipamentos economizadores de água e serão implantadas cisternas para o armazenamento da água da chuva.

As imagens a seguir ilustram como as Escolas do Futuro estão sendo planejadas. Muitas características físicas desse projeto padrão serão aprimoradas durante o desenvolvimento do projeto.

Projeto Padrão das Unidades Novas
 

As escolas que serão ampliadas pelo projeto também serão Escolas do Futuro e seguirão o perfil das construções novas. No entanto, as características físicas das construções já existentes restringem a instalação de alguns itens de sustentabilidade ambiental. Por esse motivo, cada escola possuirá um projeto específico, o qual conciliará os pontos fortes da construção existente e os itens de sustentabilidade apropriados para cada situação.

Os estudos socioambientais a seguir foram elaborados para o projeto. Tais estudos visam identificar impactos e problemas durante a execução das obras e propõem formas de controlar e reduzir incômodos à vizinhança e ao meio ambiente.

  Apresentação da Avaliação Socioambiental

 

Nos botões abaixo, veja a íntegra dos estudos socioambientais:

Avaliação Ambiental e Social (AAS)

Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 

Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS)

Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 

Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS)

Autor: Luiz Fernando Galli, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

 

 

Os principais impactos identificados são:

 

 

Confira as possíveis dúvidas sobre o Programa Educação para o Futuro.

Perguntas Frequentes

 

Responda ao questionário abaixo e ajude-nos a desenvolver um projeto adequado às necessidades da sua comunidade.

Questionário Finalizado em 04/06/2023

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Anos anteriores:

Consulta pública 2020