Consulta pública - Educação para o Futuro 2020
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A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR) está elaborando o projeto Educação para o Futuro, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto visa preparar os estudantes da rede pública estadual do Paraná para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI, mediante a reforma curricular do ensino médio, o uso de tecnologias educacionais e a qualificação e expansão da educação profissional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado.
As Escolas do Futuro terão estruturas físicas modernas, equipamentos tecnológicos de ponta e uma proposta pedagógica inovadora. Todos esses aspectos estão sendo pensados com o propósito de privilegiar o desenvolvimento integral do aluno.
A Educação Profissional será fortalecida. As Escolas do Futuro ofertarão cursos técnicos nas áreas de tecnologia, saúde e agricultura, com o propósito de desenvolver o arranjo produtivo local e aumentar a renda das famílias paranaenses.
Para alcançarmos esses objetivos, 05 novas unidades serão construídas e 150 escolas já existentes serão reformadas e ampliadas. Preocupados com o bem-estar da população e visando minimizar e neutralizar possíveis danos sociais e ambientais, realizaremos uma consulta pública com o objetivo de registrar os pontos de vista e percepções das pessoas que podem ser afetadas direta e indiretamente pelo projeto, e oferecer uma forma de levar em consideração as contribuições, visando aperfeiçoar o planejamento e a implementação do projeto.
O cronograma abaixo demonstra como a consulta pública será realizada.
Divulgação
De 03/08 a 09/08/2020
Consulta Pública
De 10/08 a 16/08/2020
Devolutiva
17/08/2020
Relatório sobre a realização da Consulta Pública
Para participar da consulta e enviar suas contribuições, você precisa preencher o questionário disponível no final da página.
Conheça mais alguns detalhes do projeto:
Para realizarmos a consulta, montamos uma amostra representativa com escolas que possuem potencial para se tornarem Escolas do Futuro. Os critérios utilizados para a escolha dos municípios/escolas que participam da consulta foram: disponibilidade de terreno de propriedade do Estado compatível com o porte da escola prevista para o projeto; regiões com falta de vagas escolares; necessidade de ampliação/reforma da escola, e potencial para a oferta de cursos técnicos.
Com base nos critérios descritos acima, foram selecionados 03 municípios, para a construção das unidades novas, e 13 escolas já existentes, para reforma/ampliação.
Município de Cascavel
Endereço: Rua Fernando de Noronha, nº 3.105 – Bairro Florestal/Riviera
Previsão de vagas: de 2.000 a 2.500 estudantes
Município de Ponta Grossa
Endereço: Rua Antônio Olavo Branco Martins, s/n – Bairro Contorno
Previsão de vagas: 2.000 estudantes
Município de Fazenda Rio Grande
Endereço: Rua Paraná, s/n – Bairro Estados
Previsão de vagas: de 2.000 a 2500 estudantes
Colégio Estadual Professora Helena Wysocki - EFM
Necessidades: 08 salas de aula
Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola de Campo Mourão
Necessidades: 04 salas de aula, laboratório de Biologia/Física/Química, laboratório de solos, galpão e reforma da quadra poliesportiva
Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Canisio Henz, - EFM
Necessidades: 08 salas de aula
Centro Estadual de Educação Profissional de Fazenda Rio Grande Erot Ang Nichele
Necessidades: 08 salas de aula, laboratórios de cursos técnicos, espaço inovação, salas de projetos e refeitório
Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng – EFMP
Necessidades: 04 salas de aula
Colégio Estadual Tarquínio Santos – EFM
Necessidades: 04 salas de aula, instalações sanitárias, laboratório de ciências, laboratório de informática, biblioteca, sala multiuso e depósito
Colégio Estadual Presidente Costa e Silva – EFM
Necessidades: laboratório de informática, espaço inovação e salas de projetos
Centro Estadual Florestal de Educação Profissional Presidente Costa e Silva
Necessidades: 04 salas de aula, sala de aula no viveiro, laboratórios de marcenaria, carpintaria e tecnologia, sala dos professores, almoxarifado, reforma da cozinha, melhoria do padrão de entrada da energia
Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola Getúlio Vargas
Necessidades: 04 salas de aula, sala multiuso, laboratório de informática
Centro Estadual de Educação Profissional de Ponta Grossa
Necessidades: reforma da infraestrutura do prédio
Colégio Estadual Maestro Bento Mossurunga – EFM
Necessidades: 10 salas de aula, laboratório de ciências, laboratório de informática e refeitório
Colégio Estadual Alberto de Carvalho – EFMP
Necessidades: 04 salas de aula, sala multiuso, laboratório de ciências, laboratório de informática, laboratórios de cursos técnicos, sala de inovação, salas de projetos, sala dos professores, secretaria, reforma da cozinha e ampliação do depósito
Colégio Estadual Túlio de Franca – EFMP
Necessidades: 06 salas de aula, 03 laboratórios de cursos técnicos
As unidades novas das Escolas do Futuro serão construídas com material de qualidade, layout moderno, que promove a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, necessárias aos profissionais do século XXI.
Pensando no consumo consciente dos recursos naturais, as escolas disporão de itens de sustentabilidade ambiental que reduzirão o uso de energia elétrica com a utilização de lâmpadas de LED, otimização da iluminação e da ventilação natural e geração/uso de energia solar fotovoltaica. Para a redução do uso de água potável, serão utilizados equipamentos economizadores de água e serão implantadas cisternas para o armazenamento da água da chuva.
As imagens a seguir ilustram como as Escolas do Futuro estão sendo planejadas. Muitas características físicas desse projeto padrão serão aprimoradas durante o desenvolvimento do projeto.
Projeto Padrão das Unidades Novas
As escolas que serão reformadas/ampliadas pelo projeto também serão Escolas do Futuro e seguirão o perfil das construções novas, no entanto as características físicas das construções já existentes restringem a instalação de alguns itens de sustentabilidade ambiental. Por esse motivo, cada escola possuirá um projeto específico, o qual conciliará os pontos fortes da construção existente e os itens de sustentabilidade apropriados para cada situação.
Os estudos socioambientais a seguir foram elaborados para o projeto. Tais estudos visam identificar impactos e problemas durante a execução das obras e propõem formas de controlar e reduzir incômodos à vizinhança e ao meio ambiente.
Apresentação da Avaliação Socioambiental
Nos botões abaixo, veja a íntegra dos estudos socioambientais:
Avaliação Ambiental e Social – AAS
Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
Plano de Gestão Ambiental e Social – PGAS
Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID
Marco de Gestão Ambiental e Social - MGAS
Autor: Luiz Fernando Galli, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID
Os principais impactos identificados são:
Responda ao questionário abaixo e ajude-nos a desenvolver um projeto adequado às necessidades da sua comunidade.
Questionário finalizado em 16/08/2020
Ficou com alguma dúvida ou quer nos enviar sua contribuição? Entre em contato conosco pelos canais de comunicação disponíveis abaixo. Eles foram criados exclusivamente para esta consulta e ficarão disponíveis até o término das obras e reformas.
E-mail: educacaoparaofuturo@escola.pr.gov.br
3340-5627 (de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 18h)