Alunas da rede estadual são premiadas na Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem) 14/11/2023 - 16:46

As alunas Giovanna de Oliveira da Silva, Hágata Sofia Silva Cardoso Ferreira e Kauane Gabriella da Silva Denzer, da 2ª série do ensino médio do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg, de Curitiba foram premiadas na 9ª Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental II (Ficef) e Médio (Ficem). O evento, de alcance nacional, é promovido anualmente pelo Colégio Bom Jesus (pertencente à rede de ensino privada) e fomenta a pesquisa científica na Educação Básica. Na edição deste ano escolas da rede estadual também foram convidadas a integrar o evento e o Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg foi o primeiro da rede estadual a participar.

Com o tema “Segurança no Trânsito no Sítio Cercado” (bairro onde a escola está localizada), o trabalho de pesquisa das estudantes foi premiado e as alunas foram contempladas com um curso de inglês de duração de três anos, viabilizado de forma on-line pela Universidade de Cambridge. O início das aulas está previsto para 2024.

“Ficamos felizes com o convite, porque a participação na feira serviu para que nossas alunas pudessem, além de apresentar seu trabalho, trocar experiências com estudantes de vários lugares do Brasil, o que foi muito enriquecedor para elas”, diz o diretor do Colégio Estadual Professor Teobaldo Leonardo Kletemberg Fabiano da Silva Rego.

Foco no trânsito -  A pesquisa feita pelas alunas começou como projeto da matéria de Liderança e Ética, numa atividade do primeiro trimestre de 2023. O tema do trabalho foi escolhido, sobretudo,  pelo fato do bairro Sítio Cercado ser um dos  mais populosos de Curitiba e um dos que com maior frequência registra ocorrências de trânsito.

Metodologia e resultados -  As estudantes coletaram, in loco, relatos de condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres. "Cada um compartilhou sua visão. Levantamos as informações e as compilamos num diário de bordo. A conclusão que tivemos é que o bairro enfrenta desafios no tráfego, pois muitos veículos circulam em alta velocidade, não demonstram consideração por motociclistas, ciclistas e pedestres e também carece de infraestrutura que assegure a segurança viária", afirmaram as estudantes em sua análise final.

Com base nos dados obtidos junto à comunidade, o grupo destacou a urgente necessidade de construção de mais passeios e ciclovias, implementação de redutores de velocidade e intensificação da fiscalização.

"Percebemos que o desenho do tráfego no bairro favorece principalmente os motoristas e motociclistas, enquanto ciclistas e pedestres não se sentem seguros ao trafegar", avaliaram.

Ao longo da pesquisa, as alunas também observaram a falta de recursos para promover uma educação eficaz sobre trânsito.

"Acreditamos que as escolas desempenham papel crucial nesse aspecto. Projetos educativos sobre trânsito, desenvolvidos pelas secretarias de educação municipal e estadual, deveriam ser implementados com mais regularidade nas instituições de ensino", sugeriu Kauane,.

"A escola também deve ser um ambiente para conscientizar sobre a importância do uso de equipamentos de segurança para os ciclistas", acrescentou.

"Foi um projeto desafiador, mas ao mesmo tempo muito gratificante pelos resultados alcançados, pela premiação recebida e pela oportunidade de participar da feira", destacou Giovanna.

Para Hágata Ferreira, a experiência foi única. "Estou extremamente feliz por participar da feira, receber o prêmio e ver o  reconhecimento pelo nosso esforço", enfatizou.

Sobre a feira - A Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio (Ficem) foi criada em 2015, a partir da consolidação do Projeto de Iniciação Científica do Colégio Bom Jesus, que teve início em 2011 e que a cada ano passava a receber um número maior de pesquisas qualificadas dos alunos.

Com a relevância cada vez maior das pesquisas e o objetivo de envolver desde cedo os estudantes no universo científico, desde 2019 a escola realiza também a Feira de Iniciação Científica do Ensino Fundamental II (Ficef). As feiras têm crescido a cada ano, em número de projetos, na qualidade e relevância das propostas.