Com Educa Juntos, Paraná leva parceria com municípios a fórum nacional de alfabetização 19/09/2023 - 15:18

O Paraná participa nesta semana, em Brasília, do Seminário Nacional pela Alfabetização 2023, um dos principais eventos voltados ao processo de alfabetização infantil no País. Por meio de debates entre especialistas, líderes educacionais e profissionais dedicados à área, o seminário será oportunidade para alinhamento de ações, com o objetivo de transformá-las em ambientes que promovam a aprendizagem de forma cada vez mais eficaz e proficiente. Além disso, o encontro tem o objetivo de evidenciar os resultados da colaboração entre os estados e os municípios. 

Uma das iniciativas que serão apresentadas pelo Paraná no evento é o Programa Educa Juntos, pelo qual o Governo do Estado fornece material didático e formação continuada aos professores dos municípios em consonância com a educação estadual. Participam do programa os 399 municípios.

“O alinhamento entre estados e municípios é fundamental para fortalecer a educação e promover um sistema educacional conciso e eficaz no País", afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "O Seminário Nacional Pela Alfabetização é a ocasião certa para promovermos debates entre os entes envolvidos diariamente no sistema educacional brasileiro, além de oportunidade para evidenciarmos as ações pedagógicas que têm surtido efeitos positivos na educação do Paraná”.

”O Educa Juntos é uma das estratégias do Paraná que contribuem para o alinhamento mais eficaz entre o Estado e os municípios", complementa Anderfábio de Oliveira, diretor de Educação da pasta.

Educação recebe novos profissionais da saúde mental para atendimento a servidores

Como convidado do evento, o secretário Roni Miranda também abordará temas como o enfrentamento de desafios na educação, estratégias de colaboração pedagógica entre estados e municípios e o compromisso com a alfabetização de excelência. 

“Para que a alfabetização brasileira alcance índices superiores é crucial abordar os obstáculos educacionais presentes nos territórios, particularmente o analfabetismo infantil escolar, tendo em vista que, no Brasil, a disparidade educacional se manifesta precocemente, já no início do percurso escolar. Diante dessa situação, é primordial identificar estratégias que possam engajar um compromisso político capaz de transformar essa realidade”, afirmou.

Governo do Estado vai destinar R$ 1,9 bilhão para educação especial até 202

EVENTO – A alfabetização das crianças na idade adequada é um desafio a ser enfrentado em todo o Brasil. Diante desta realidade, 16 estados brasileiros, com o apoio da Associação Bem Comum (ABC), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fundação Lemann e Instituto Natura uniram esforços para promover um evento visando alavancar a pauta da alfabetização de crianças como prioridade na política educacional brasileira. Mais informações estão em https://seminarioalfabetizacao.abc.br/.