Com foco em novas tecnologias, grupo de formação de professores da Secretaria tem alta procura durante a pandemia 02/07/2020 - 14:30

Em apenas 2 semanas, mais de 10.000 professores se inscreveram para participar como cursistas do Grupo de Estudos Formadores em Ação - grupo que vai capacitar os professores da rede estadual para ressignificarem suas práticas pedagógicas com o apoio de novas tecnologias. Além dos 10.000 cursistas, outros 1.962 professores se inscreveram como “Professor Formador” para coordenar as discussões.

O grupo é dividido em 4 áreas: Biologia, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. Cada uma delas contará com grupos de até 20 professores cursistas e com a coordenação de um Formador. Dos 10.000 inscritos, 8.011 professores foram selecionados para participar como cursistas e 500 professores como Formadores.

A alta procura pelo grupo de estudos é atribuída ao momento pelo qual atravessa o Brasil, em que será preciso ainda mais domínio das tecnologias em sala de aula. A intenção é que professores discutam o currículo das suas disciplinas a partir de uma visão mais moderna. O grupo de estudos inicia os trabalhos nas próximas semanas e segue até dezembro, sempre utilizando a metodologia de ensino à distância e as ferramentas do Google Classroom.

Para Andressa Maria Valente, professora de Ciências da rede estadual no município de Campo Largo, o foco nas novas tecnologias específicos para sua disciplina foi o grande atrativo para que ela procurasse a formação:

“Este curso possibilitará ampliar meus conhecimentos nesta área das tecnologias, uma vez que a disciplina de ciências é um fascínio pelos estudantes”, destacou. “Isso terá uma relevância muito grande para que eu possa ser mediadora na aprendizagem dos meus alunos”, completou a professora.

Andressa também destacou a expectativa positiva em relação ao futuro na sala de aula depois da formação e no pós-pandemia. Para ela, o Grupo Formadores em Ação vai “tornar as aulas mais interessantes e diminuir as dificuldades [dela] e de outros professores diante das tecnologias”. 

A professora Anaelisa Paffrath, que coordenará como Formadora um dos grupos da disciplina de Matemática, destaca que sempre trabalhou com novas tecnologias nas suas turmas, e sente na prática como o uso delas faz a diferença no resultado final das suas aulas.

“Sempre usei tecnologias como a TV, Matific e Geogebra nas minhas aulas, e isso me ajudou muito com a aprendizagem dos alunos. Por isso, compartilhar estas experiências e auxiliar outros professores no Grupo de Formação me deixa bastante motivada”, ressaltou. Anaelisa destaca ainda que, com a modalidade EaD, será possível atingir ainda mais professores, o que fará com que no futuro muitos alunos do Paraná sejam beneficiados com as boas práticas e resultados do grupo.