Como matricular seu filho na rede estadual paranaense 19/05/2020 - 14:07

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) está sensível com a situação vivida por muitas famílias paranaenses - e seus filhos estudantes - por causa da crise do novo coronavírus. Com a crise financeira, algumas famílias retiraram os filhos das escolas particulares, sem matricular em outro estabelecimento de ensino, o que os deixou sem ensino. Para acolher essas famílias, a Seed reforçou o trabalho nos núcleos regionais, que estão divulgando uma nova ferramenta on-line para ajudar as famílias que desejam transferir os alunos para o ensino público.

Desde o início da pandemia, cerca 7 mil alunos migraram do ensino privado para o público, de acordo com levantamento da Seed. No entanto, a Secretaria tem percebido uma dificuldade dos pais em fazerem as matrículas dos alunos, uma vez que as escolas estão funcionando em tempos diferentes, durante o período de pandemia.

Para facilitar o acesso aos pais de alunos de escolas particulares, foi criada uma ferramenta on-line que permite antecipar os processos de matrículas. De acordo com a Diretora de Planejamento e Gestão Escolar, Adriana Kampa, a intenção é tornar mais prático o sistema de matrículas, em tempo de isolamento social, sem a necessidade de o pai ou responsável se dirigir fisicamente à escola.

“Para administrar melhor essa demanda, produzimos páginas de acesso por núcleos regionais, para otimizar esse atendimento, mantendo as orientações de saúde e isolamento social”, explica Adriana.

Novo caminho - Anteriormente, o pai que tinha interesse em transferir o filho tinha que ir até à escola de seu interesse. Agora o responsável deve acessar o formulário destinado à sua região (lista abaixo).

A Seed reforça aos pais que, para acessar aos formulários e fazer o requerimento de matrícula, é necessário estar logado em seu Gmail. Ao acessar o link da sua região, serão pedidas informações sobre o aluno (idade, se é uma pessoa com deficiência ou se tem problemas com aprendizado, a série, entre outros). Também serão coletados os dados dos pais e responsáveis e o bairro onde vive o aluno. Conforme for avançando, serão abertos campos para anexar comprovante de endereço, o documento do aluno (carteira de identidade ou certidão de nascimento). Também serão solicitados documentos do responsável, além de histórico escolar e carteira de vacinação.

De acordo com Adriana, a medida visa a evitar que pessoas se aglomerem nas escolas e disseminem o Covid-19 ou contraiam o vírus. “Quando o pai quiser matricular seu filho nos colégios da rede estadual, basta acessar o link referente ao seu núcleo, e um técnico entrará em contato por e-mail indicando a escola para efetivar a matrícula”, explica.
De posse da declaração de vaga que será enviada por e-mail ao responsável, o pai deverá solicitar a transferência da escola onde o estudante estava matriculado e efetivar a matrícula na escola indicada pelo NRE.

Confira quais documentos são necessários para fazer a matrícula:
- Certidão de nascimento ou carteira de identidade do aluno;
- Comprovante de endereço
- Carteira de identidade e CPF do Responsável legal;
- Histórico escolar

CLIQUE NO LINK CORRESPONDENTE À SUA REGIÃO: