ENEM: municípios do Paraná afetados pelas chuvas podem ter prova adiada 31/10/2023 - 18:20

Na tarde desta terça-feira (31), o secretário de estado da educação, Roni Miranda, enviará um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 30 municípios que estão em situação crítica devido às fortes chuvas que têm atingido o estado na última semana. O primeiro dia do exame, que abrange testes de linguagens, ciências humanas e redação, está programado para ocorrer no próximo domingo (5).

“As atuais condições climáticas podem prejudicar, tanto o deslocamento dos alunos até os locais de prova, quanto a aplicação adequada dos exames. Além disso, o próprio estado emocional dos estudantes encontra-se afetado com a circunstância”, afirma o secretário.

Nesta semana, o estado do Paraná enfrenta o fechamento de 20 instituições de ensino da rede estadual, seja devido à localização em áreas impactadas pelas chuvas, seja em função da designação de emergência para abrigar pessoas desalojadas. No total, aproximadamente 50 mil estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do estado se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

Segundo último comunicado da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios relataram incidentes relacionados às chuvas neste mês (15 declararam calamidade pública e 29 situação de emergência), resultando em mais de 20 mil residências danificadas e afetando diretamente 192 mil habitantes.

A decisão foi tomada com base em orientação do próprio Inep que, nesta semana, anunciou que alunos que realizarão as provas em localidades muito distantes de suas residências poderão solicitar agendamento de nova data para fazer a prova.

Após encaminhado o ofício, a decisão pelo adiamento fica sujeita à aprovação do Inep e do MEC, considerando os desafios que as condições climáticas atuais impõem.