Educação lança Banco de Talentos para recrutar líderes escolares 20/11/2023 - 07:00

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (20), as inscrições para o Banco de Talentos para captação de profissionais qualificados aos cargos de direção das escolas cívico-militares e de ensino integral da rede de ensino do estado. A iniciativa da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (Seed-PR) visa manter uma lista de profissionais qualificados para suprir eventuais vacâncias de diretores escolares, suprindo a necessidade de preenchimento de cargos de gestão escolar.

 

Destinado a servidores efetivos com curso superior, incluindo professores, QFEB (Quadro de Funcionários da Educação Básica) e QPM (Quadro Próprio do Magistério), o processo seletivo tem expectativa de receber 5.000 inscrições e de cadastrar até 1.500 profissionais aprovados que, a partir da inclusão no Banco de Talentos, poderão ser chamados a qualquer momento para assumir cargos de direção nas regiões de sua preferência, previamente identificadas durante o processo seletivo. Os cadastrados, caso convocados para assumir os cargos de gestão, poderão ficar à frente da instituição na qual for destinado por até quatro anos.

 

Os testes, que englobam componentes como lógica, leitura, interpretação de texto, competências em liderança escolar e fatores comportamentais, poderão ser realizados durante o período concomitante ao das inscrições, encerrando-se no dia 05 de dezembro.

 

"Resposta eficiente a vacâncias imprevistas ou situações em que é necessário substituir diretores por motivos diversos, o Banco de Talentos é uma solução eficiente para evitar lacunas na administração escolar e assegurar a continuidade das atividades educacionais", afirma o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

 

O resultado final com a lista completa do Banco de Talentos está previsto para ser divulgado no mês de março de 2024.

 

"Ao estabelecer critérios de seleção e avaliação, o banco garantirá a qualidade e competência dos candidatos. Isso significa que os diretores escolares selecionados possuirão as habilidades necessárias para liderar de acordo com os princípios estabelecidos, como liderança inspiradora, construção coletiva, diversidade, equidade e inclusão", finaliza Miranda.

 

Interessados podem se inscrever neste link até o dia 05 de dezembro.