Educação oferta curso EaD de Gestão Escolar e Políticas Educacionais 24/03/2020 - 09:02

Começam em 1° de abril as inscrições para o Curso de Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). O curso é obrigatório para servidores interessados em se candidatar para as funções de diretor e diretor auxiliar nas escolas estaduais. O cadastro pode ser feito até 8 de abril neste link, e o edital de abertura pode ser acessado aqui.

A iniciativa é uma parceria entre a pasta e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e visa a qualificar os servidores interessados em ocupar cargos de direção por meio da abordagem das principais atividades na gestão de uma escola pública, além de aprofundar estudos sobre as atuais políticas educacionais propostas pela Seed. 

É importante ressaltar que as datas previstas no cronograma (confira abaixo) poderão ser eventualmente alteradas em razão das políticas de prevenção ao novo coronavírus.

O curso é dividido em duas etapas. A primeira se trata de formação de 40 horas ofertada virtualmente, em plataforma EaD da UEPG, no período que vai de 20 de abril a 29 de maio. Fazem parte do curso quatro unidades temáticas: 1) Liderança na Prática de Gestão Escolar, Gestão de Pessoas e de Tempo; 2) Gestão de Processos e Resultados; 3) Acompanhamento do Ensino, da Frequência e da Aprendizagem dos Estudantes; 4) Gestão Administrativa e Financeira. Ao fim de cada etapa, o candidato deve responder a uma prova objetiva, com quatro questões, e também realizar o envio de um vídeo, cujos procedimentos serão informados à época da realização do curso.

A etapa posterior consiste em avaliação presencial para certificação do curso, com 40 questões objetivas. Para obter o certificado, o candidato deverá atingir, no mínimo, 60% da pontuação total da avaliação. A prova será realizada no dia 21 de junho, na cidade pela qual o candidato optar no momento da inscrição. A lista completa de cidades pode ser conferida no Anexo IV do edital de abertura do curso. 

INSCRIÇÕES - Não há taxa de inscrição para o curso. Os candidatos devem pertencer ao Quadro Próprio do Magistério (QPM), ao Quadro Único de Pessoal (QUP), ao Quadro de Funcionário da Educação Básica (QFEB) ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE). É preciso compor o quadro da instituição de ensino onde pretende candidatar-se ao cargo de diretor ou diretor auxiliar desde o início do ano letivo de 2020. 

O candidato não pode ter sido condenado a penalidade administrativa nos últimos cinco anos.

CRONOGRAMA - Confira o cronograma do curso: 

1. Publicação do Edital de Abertura do Curso - 23/03 

2. Impugnação referente ao contido no edital - até 30/03 

3. Inscrições para o Curso Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná - de 01 a 08/04

4. Pedido de atendimento especial para a realização da avaliação presencial - de 01 a 08/04 

5. Edital de Homologação das Inscrições 13/04 Recursos contra Edital de Homologação - até 15/04 

6. Edital Final de Homologação das Inscrições - 16/04 

7. Envio de e-mail para as inscrições homologadas com orientações para acesso ao AVA (sistema EaD da UEPG)  - a partir de 17/04 

8. Curso Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná no AVA da UEPG - de 20/04 a 29/05

9. Divulgação da Lista de Participantes Ativos - 02/06 

10. Recursos contra a Lista de Participantes Ativos - até 04/06 

11. Edital de Ensalamento para a Avaliação Presencial Escrita - a partir de 10/06 

12. Aplicação da Avaliação para Certificação do Curso - 21/06 

13. Edital de Divulgação do caderno da avaliação e do Gabarito - 22/06 

14. Recursos contra o Gabarito - até 24/06 

15. Edital divulgando Gabarito Final - 26/06 

16. Edital de Resultado Parcial da Certificação do Curso - 01/07 

17. Recursos contra o Edital de Resultado Parcial da Certificação do Curso - até 03/07 

18. Edital de Resultado Final de Certificação do Curso e impressão dos certificados - até 10/07

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Eventuais dúvidas devem ser sanadas no edital de abertura do Curso de Gestão Escolar e Políticas Educacionais do Paraná.