Estágio probatório qualifica novos professores e pedagogos da rede de ensino do Paraná 27/02/2024 - 15:08

Em 2024 os professores e pedagogos ingressantes na rede estadual de ensino do Paraná contarão com uma novidade: durante os três próximos anos, os 1.150 novos profissionais pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) da rede estadual farão parte de um programa de formação pedagógica pioneiro no Brasil, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), por meio do programa de Estágio Probatório. O programa terá início na primeira semana de março e abrangerá seis temáticas pedagógicas (estratégias didáticas; avaliação interna e externa; metodologias ativas e recursos educacionais digitais; gestão de sala de aula; usos pedagógicos das plataformas digitais e avaliação para a aprendizagem) que serão abordadas em 24 encontros a serem realizados online ao longo de todo o ano. A iniciativa visa  fortalecer professores e pedagogos em relação às práticas pedagógicas necessárias no atendimento à rede de ensino estadual.

“Esses professores e pedagogos terão acompanhamento passo a passo para que possam desenvolver suas atividades com ainda mais qualidade e segurança. E mesmo para aqueles que já estavam na rede, seja via PSS ou porque estão assumindo um segundo padrão, terão uma oportunidade de ter um novo olhar para suas práticas e ainda mais qualificação”, pontua Fabiane Rosa Bichels, do departamento de acompanhamento pedagógico da Seed-PR.

Entre os objetivos do programa estão: apresentar e apoiar os professores e pedagogos em estágio probatório no uso das ferramentas, programas e plataformas ofertadas pela SEED; aprimorar a prática pedagógica dos profissionais em estágio probatório, buscando desenvolvê-los na perspectiva formativa, frente às atribuições dos respectivos cargos; apoiar o sistema de avaliação do estágio probatório por meio da oferta de acompanhamento e desenvolvimento dos profissionais cursistas.

Etapas e preparação - A primeira etapa da formação ocorrerá ao longo do ano de 2024 e será dividida nas seguintes temáticas: estratégias didáticas; avaliação interna e externa; metodologias ativas e recursos educacionais digitais; gestão de sala de aula; usos pedagógicos das plataformas digitais e avaliação para a aprendizagem. A formação será ministrada por 244 professores formadores, que já fazem parte do quadro da rede estadual e foram aprovados via seleção, divulgada por edital. O programa ainda conta com 32 tutores (1 tutor por Núcleo Regional de Educação), responsáveis pelo acompanhamento e qualificação dos formadores.

Antes do início efetivo do programa, o Departamento de Acompanhamento Pedagógico (DAP) da Seed-PR, elaborou uma jornada-piloto para teste dos instrumentos de formação. Nesta etapa, durante quatro semanas, os tutores assumiram os papéis dos formadores e os formadores assumiram os papéis de professores e pedagogos ingressantes. O objetivo foi aprimorar e chegar ao desenho final dos encontros formativos. Também foi nessa fase de testes que foram estabelecidos os parâmetros de observação das práticas pedagógicas e feedback dos profissionais ingressantes.

O pontapé inicial do programa de formação dos professores e pedagogos em estágio probatório acontece no I Seminário de Formadores de Estágio Probatório, que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Curitiba. O evento contará com 300 professores e pedagogos efetivos na rede estadual de ensino, que atuarão como formadores no programa de formação do estágio probatório. Na ocasião, serão realizadas oficinas que apresentarão possibilidades de observação de sala de aula com objetivo de contribuir para a melhoria das práticas realizadas, por meio do feedback formativo. O evento também terá as presenças do Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, e do Diretor de Educação da Seed-PR, Anderfábio Oliveira dos Santos.

A partir da primeira semana de março, os professores e pedagogos ingressantes na rede estadual de ensino iniciarão seus cursos de formação. O primeiro encontro formativo será de acolhimento. Eles terão acesso a materiais e farão as entregas de cada ciclo de formação por meio do Google Classroom. Cada formador terá uma turma com, no máximo, dez professores e pedagogos em estágio probatório. As turmas foram divididas por modalidade e/ou componentes curriculares: há turmas que contam somente com professores de física, química e assim por diante.

Os encontros serão trabalhados por temáticas. Cada temática terá 4 encontros, um por semana. Dentro dessas 4 semanas, que compõem uma temática, os cursistas deverão ter passado por duas observações de prática pedagógica em sala de aula (que poderão ocorrer de forma síncrona, via Educatron ou outro dispositivo, ou assíncrona, a partir de uma gravação do profissional ingressante) e dois feedbacks (que podem ser feitos via diálogo formativo, via Google Meet ou pessoalmente, ou gravado em vídeo pelo formador).

"Com este programa pioneiro estamos não apenas capacitando nossos profissionais com as mais atualizadas práticas pedagógicas, mas também fortalecendo o nosso compromisso com a educação de qualidade. Este é um investimento no nosso maior ativo: o capital humano. Estamos preparando nossos educadores para enfrentar os desafios do século XXI, garantindo que eles possam oferecer aos nossos alunos uma aprendizagem significativa, que realmente faça a diferença em suas vidas", afirma Roni Miranda, Secretário de Educação do Paraná.