Estudantes destaques na Maratona Tech 2023 participam de imersão em São Paulo 20/12/2023 - 15:23

Para celebrar o trabalho e a dedicação dos alunos da rede estadual de ensino do Paraná que participaram da edição de 2023 da Maratona Tech - maior evento olímpico escolar do Brasil voltado à tecnologia - a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) enviou um grupo dos grupos de estudantes de maior destaque da competição, para uma viagem à São Paulo na qual participaram de uma ‘imersão tech’, entre os dias 11 e 14 de dezembro. 

 

O roteiro incluiu visitas ao Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), ao Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli), à Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e à sede da empresa iFood, além de uma série de atividades nas áreas de programação, robótica e mecatrônica.  

 

“Foram quatro dias de uma experiência imersiva enriquecedora para os nossos estudantes medalhistas de ouro na Maratona Tech, onde eles puderam ampliar ainda mais seus horizontes no mundo da tecnologia”, destaca o secretário de estado da educação, Roni Miranda, que homenageou os estudantes durante a cerimônia de entrega das medalhas no dia 17 de novembro, em Salvador, na Bahia.  

 

A Maratona Tech, organizada pelo Movimento Tech 2030 e executada pela Associação Cactus, é o maior evento olímpico escolar na área tecnológica do Brasil, contando em 2023, com a participação de cerca de 184 mil estudantes dos ensinos fundamental e médio de todas as regiões do país. O objetivo do evento é despertar o interesse de estudantes a novas possibilidades de carreira no universo tecnológico. 

 

Paraná foi destaque - Na edição de 2023, e pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi o destaque da região Sul, com 52 estudantes premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. “Por este motivo, no ano de 2024 a premiação da Maratona Tech acontecerá em Curitiba”, anunciou Roni Miranda, ao final da cerimônia, no mês passado, na capital baiana.

  

Como funciona - A maratona Tech é realizada on-line por meio de desafios dos componentes de pensamento computacional e lógica, aplicados em sala de aula, sob orientação dos professores e gestores.  A competição conta com duas fases: na primeira, há uma formação para professores representando cada escola para que eles apliquem um desafio relacionado aos temas ‘projeto de vida’ e ‘carreiras em tecnologia’.

 

Já na segunda fase, os estudantes recebem os conteúdos e respondem a quizzes, via aplicativo de mensagens. 

Para participar, é necessário que o estudante tenha acesso a um dispositivo com o aplicativo para a realização das atividades. Caso não tenha, ele pode utilizar o aparelho de outra pessoa (familiar, amigo) que não esteja inscrito na Maratona Tech, uma vez que cada contato somente poderá estar associado a um único participante.