Inscrições abertas para bolsas de estudo para professores no Japão 10/02/2020 - 14:10

Estão abertas as inscrições para o programa de intercâmbio de estudos oferecido pelo Governo do Japão voltado a professores do Ensino Fundamental ou Médio do Paraná e Santa Catarina. O programa prevê um período de estudos e pesquisa em instituições de ensino do Japão e promove a troca de informações e experiências sobre o modelo de educação adotado pelo país. 

O processo é uma parceria entre os governos japonês e brasileiro, coordenado pelo Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão.

As inscrições encerram no dia 21 de fevereiro e podem ser feitas aqui. 

Entre as áreas de pesquisa disponíveis estão Gestão Educacional, Metodologia de Ensino, Pesquisa de Assuntos Especializados (ex.: matemática, física, química, etc.), Práticas e Visitas, sendo que algumas instituições oferecem cursos inteiramente em inglês.

A seleção dos candidatos é feita por meio de análise de documentação, realização de provas de japonês e inglês e entrevista. Os aprovados receberão bolsa mensal e passagem de ida e volta para o Japão. Além disso, o Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão custeia, ainda, as despesas de mensalidade da Universidade.

Para participar da seleção, é necessário, além de licenciatura e de atuar como professor do Ensino Fundamental e Médio, ter idade de até 35 anos e mais de cinco anos de experiência em docência em qualquer área do conhecimento. 

Mais informações podem ser encontradas aqui.