NRE realiza encontro de Grêmios Estudantis em Wenceslau Braz 08/11/2018 - 15:30

Representantes dos Grêmios Estudantis das 33 escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro, participaram nessa quinta-feira (08) da 1° Reunião dos Grêmios Estudantis, organizada pela Secretaria de Estado da Educação, por meio da regional. O encontro aconteceu no município de Wenceslau Braz e contou também com a participação de diretores e professores.

Durante o evento foram elaborados os planos de ações que serão executados no próximo ano letivo. As propostas foram discutidas pelos grupos de interação, formado por integrantes dos Grêmios, e apresentadas em plenária. “Essa reunião é importante porque proporciona aos estudantes a oportunidade para debater os tópicos relacionados à função e atuação do Grêmio”, contou o estudante Marcelo de Oliveira Santos, de 17 anos, do 2° ano do Ensino Médio, que é presidente do Grêmio do Colégio Estadual Anita Canet, em Jaguariaíva.

Os estudantes também participaram de palestras sobre sistemas de avaliação e a organização do Grêmio Estudantil nas escolas, apresentadas pela equipe de Educação Básica do NRE e pela professora Maria Stela de Queirós Benedetti, que pesquisou sobre o tema durante o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), respectivamente.

“Essas palestras tiveram como objetivo conscientizar os alunos sobre a importâncias dessas avaliações no processo de ensino e aprendizagem, além disso, esse momento serviu também para incentivar o protagonismo dos estudantes em nossas escolas e na sociedade”, disse a chefe do núcleo, Marli Elizabete Vaciloto Kronéis.

PROTAGONISMO - A coordenadora do Grêmio Estudantil do NRE, Benice de Fátima Costa, destacou que a reunião proporcionou aos estudantes novas informações sobre as atuações dos Grêmios. “O Grêmio Estudantil é um órgão colegiado protagonista nas escolas e os alunos precisam ter consciência desse importante papel”, disse.

Para a diretora auxiliar do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, do município de Sengés, Christiane Dornelles, o encontro promovido pelo NRE destacou a importância do envolvimento dos alunos no cotidiano escolar. “Os estudantes conheceram os direitos, deveres e a importância da sua atuação no ambiente escolar. Tenho certeza de que esse encontro contribui para que alunos e professores tenham novas ideias para exercer a cidadania no ambiente escolar”, disse.