Núcleos Regionais de Educação reúnem grêmios estudantis 27/04/2018 - 15:40

O Núcleo Regional de Educação de Guarapuava realizou nesta terça-feira (24) o 2º Encontro da Organização Estudantil, reunindo grêmios de 27 escolas estaduais da região. Cerca de 150 alunos assistiram a palestras sobre o mundo do trabalho e empreendedorismo, além de participarem de oficinas sobre robótica, fotografia e vídeo, primeiros socorros, nutrição, oratória e física experimental. As atividades foram realizadas na Faculdade Campo Real, em Guarapuava.

Na sexta-feira (20), o Núcleo Regional de Educação de Cascavel reuniu cerca de 300 estudantes no 1º Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turma, com participação de 93 escolas estaduais. Na ocasião, a equipe do NRE conversou com os alunos sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (SAEP) e os programas Geração Atitude e Parlamento Jovem, que aproximam estudantes e a administração pública. Também houve participação de representantes da Comissão Gestora do Fórum de Estudantes e da Associação Cascavelense de Estudantes Secundaristas. O encontro foi realizado no auditório do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, em Cascavel.

A realização de eventos como estes fortalecem a importância da atuação dos grêmios. “É um grande incentivo ao protagonismo juvenil, garantindo que os estudantes tenham direito à voz em todo o ambiente escolar, apoiando a gestão escolar, fortalecendo as ações pedagógicas desenvolvidas no interior das escolas, com vistas à efetivação da melhoria da qualidade do trabalho educativo. Os grêmios colocam os alunos em contato com a vida política e com a cidadania”, afirma a coordenadora das Instâncias Colegiadas e Ações para a Juventude da Secretaria da Educação, Eliana Zilio Santana.

INSTÂNCIA – O grêmio estudantil é uma das instâncias colegiadas - compostas por membros da comunidade escolar e local - que atuam visando a gestão democrática em um estabelecimento de ensino. As outras instâncias são a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) e o Conselho Escolar.

O grêmio é composto exclusivamente por alunos, devendo ser organizado e mantido pelos mesmos. Seu objetivo é organizá-los para a discussão de seus direitos e deveres, debatendo assuntos diversos sobre escola, comunidade e sociedade.

O portal Dia a Dia Educação contém uma página dedicada aos grêmios estudantis, com todas as informações necessárias para uma escola organizar o seu próprio: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=144