Oficinas reforçam a liderança dos diretores das escolas estaduais 23/01/2019 - 17:00
Cerca de 700 diretores, chefes de sete Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos participaram nessa quarta-feira (23) do segundo dia de oficinas com foco na liderança dos gestores das escolas estaduais do Paraná. As atividades aconteceram durante o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019, realizado pela Secretaria de Estado da Educação, em Pinhão, no Centro-Sul do Estado.
Os servidores participaram de oficinas de avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula. “Também mostramos aos diretores diversos instrumentos tecnológicos para que eles possam levar essas ferramentas para suas escolas. Outro assunto que trabalhamos foi a questão da gestão em sala de aula, que é muito importante para a escola e o diretor oferecerem o suporte adequado ao professor”, destacou o secretário de estado da Educação, Renato Feder.
INTERAÇÃO - O diretor Nelson Alexandre Zarth, do Centro Estadual de Educação Profissional Assis Brasil, de Clevelândia, no Sudoeste, participou das oficinas de tecnologia e inovação. Ele lembrou da importância de trabalhar com novas tecnologias na educação no campo. “A tecnologia vem sendo usada cada vez mais no campo e é importante observar de que forma estão sendo utilizadas para levar esse conhecimento para os nossos alunos”.
SEMINÁRIO - O Seminário para Diretores - Aprendizado em Foco 2019 acontece em três momentos: 22 e 23 e 24 e 25 em Faxinal do Céu (em Pinhão) e nos dias 29 e 30, em Curitiba. Na quinta-feira (23), a Secretaria Estadual da Educação realiza o segundo momento do seminário com servidores dos NREs de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cianorte, Ivaiporã, Loanda, Goioerê, Paranavaí, Pitanga, Toledo e Umuarama. A abertura do evento será feita pela vice-governador, Darci Piana, e pelo secretario da Educação, Renato Feder.
“Fizemos o evento pensando nos diretores, para proporcionar trocas e conhecimentos que depois possam ajudar as escolas a funcionar melhor. Estamos abordando questões importantes, como por exemplo como ajudar o professor a ter uma hora-atividade bem construída com o apoio da escola. Também queremos reforçar o papel de liderança do diretor, para que ele seja um líder que auxilie o professor a dar uma boa aula. E tudo com muita atividade e interação entre a equipe da secretaria e todos os diretores”, disse o secretário.