Programa Jovens Embaixadores do Governo dos EUA tem inscrições abertas aos estudantes da rede pública até 7 de março 05/02/2021 - 11:16

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do programa Jovens Embaixadores, iniciativa do Departamento de Estado dos EUA com a coordenação da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil, que promove um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública.

Aberto a jovens entre 15 e 18 anos, o programa seleciona estudantes de destaque na rede pública com perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de empreendedorismo/impacto social. As inscrições vão até o dia 7 de março pelo site https://jovensembaixadores.org.br. (Veja no site e também abaixo mais informações sobre a seleção.)

Para 2021, o programa dispõe de 33 vagas para candidatos de todo o Brasil. Na medida do possível, o comitê de seleção busca selecionar ao menos um(a) finalista de cada estado brasileiro, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional ao grupo.

Nas duas últimas edições do programa, por exemplo, o Paraná teve dois selecionados em cada uma. Em 2019, foram dois estudantes do norte do estado: João Pedro Felix e Silva, de Londrina, coordenador de atividades da Pastoral Juvenil em sua escola para favorecer a promoção humana, a solidariedade e o protagonismo juvenil, e Milena Dafhyne Sanches Silva, de Jacarezinho, voluntária do projeto Balaio Cultural, que promove a arte e a cultura por meio de atividades coletivas, oficinas e apresentações artísticas em sua escola.

Já em 2020 foram selecionados um estudante da capital e uma aluna do oeste: Hudson Eduardo da Silva Terra, de Curitiba, pelo projeto que avaliou a toxicidade do Rio Barigui, desenvolvendo um sistema de filtragem, canalização e distribuição da água do rio para regeneração natural da vegetação e criação de hortas comunitárias orgânicas, e Andressa de Lima Brandão, de Foz do Iguaçu, membro do Clube Desbravadores das Três Fronteiras, que inicia crianças e adolescentes em atividades práticas de empreendedorismo, espírito humanitário e bem-estar comunitário.

Ao contrário de anos anteriores, quando aconteceu em janeiro, o intercâmbio está previsto para julho de 2021. Devido à pandemia da Covid-19 e suas restrições de viagens, o intercâmbio presencial ainda depende da aprovação pelo Departamento de Estado dos EUA. Caso não seja possível realizar o intercâmbio no início do segundo semestre, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual, bastante interativo e inovador.

Pela programação original, as atividades nos EUA estão previstas para o período de 3 a 17 de julho. Durante a primeira semana, os estudantes conhecem a capital, no Distrito de Colúmbia, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano. Após a semana em Washington, os participantes viajam para uma outra cidade, ainda a ser definida, onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

Pré-requisitos para participar do programa:

- Ter nacionalidade brasileira;

- Ter entre 15 e 18 anos;

- Ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º  ano do Ensino Médio em 2020 – alunos que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em 2021 não poderão se candidatar;

- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

- Jamais ter viajado aos Estados Unidos;

- Possuir renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo;

- Ter excelente desempenho escolar;

- Ter perfil de liderança e iniciativa;

- Ser comunicativo(a);

- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

- Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.

O candidato deve, primeiramente, acessar o endereço oficial do Programa Jovens Embaixadores, https://jovensembaixadores.org.br, informar o seu nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”.

Para mais informações sobre o programa, acesse:

https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores/ e https://jovensembaixadores.org.br/docs/edital-je-2021.pdf