Projetos em escolas estaduais de Ponta Grossa e Maringá formam novos escritores 19/12/2023 - 17:05

Dois projetos literários desenvolvidos na rede estadual de educação ganharam projeção nos últimos meses. Eles envolvem as escolas Júlio Teodorico (Ponta Grossa, nos Campos Gerais) e Rodrigues Alves (Maringá, no Noroeste), com alunos dos componentes de Língua Portuguesa e Redação, e prometem formar uma nova geração de escritores e leitores.

 

Em Ponta Grossa, 84 estudantes dos 6°, 7° e 8° anos do projeto Formando Autores publicaram 84 livros diferentes. Os temas foram livres, embora os alunos tenham passado por atividades práticas individuais e colaborativas para deixar fluir a imaginação. Eles foram impressos e vão virar e-books.

 

Entre eles está “Amor Proibido”, de Manuela Martinkoski, de 11 anos, do 6º ano. É uma espécie de "Romeu e Julieta" dos dias de hoje. “Conta a história de dois jovens de classes sociais diferentes que se amavam muito, mas que não podiam ficar juntos por uma série de questões”, contou a autora, que é leitora assídua desde sempre. “Eu tinha muita dúvida do que queria fazer, mas agora tenho certeza de quero ser escritora”.

 

Gláucia Marília Hass, coordenadora do projeto, destacou o evento de lançamento, que celebrou essa conquista. “Na noite de autógrafos pudemos reunir familiares e amigos dos autores, comunidade escolar, ex-professores, e representantes do Núcleo Regional de Educação para celebrarmos essa importante conquista dos alunos, que entenderam o quanto era grande ser autor”, disse. “A alegria dessa descoberta estava estampada no rosto deles e essa é a principal razão que motiva a todos nós professores a seguirmos na profissão, sonhando com um mundo melhor".

 

Sancionada lei que institui bônus para profissionais de escolas com bom desempenho

Governador sanciona lei que moderniza carreira dos funcionários da educação básica

 

"DONOS DA HISTÓRIA" – Em Maringá, um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental e outros do ensino médio da Escola Estadual Rodrigues Alves produziu o livro “Os Donos da História”, também lançado em dezembro em uma cerimônia de autógrafos prestigiada por toda a comunidade escolar. O projeto é coordenado pela professora Daniele Cristina Benicio dos Santos.

 

Uma das autoras, Emylli Vitória Amâncio Costa, da 1ª série do ensino médio, conta que foi apresentada bem cedo à literatura de Machado de Assis e Jane Austen, autores que a levaram para um mundo de questionamentos. “Falar da importância da leitura me emociona muito. Sou uma garota de apenas 16 anos, mas já posso dizer que conheço o mundo, talvez de uma perspectiva diferente. A leitura me ajudou não apenas na vida escolar, mas também na minha vida social”, afirmou.

 

Outro amante das palavras e coautor na publicação, Guilherme Gutierres, do 8º ano do ensino fundamental, disse que também costuma “dar asas à imaginação” desde pequeno.  “Aprendi que os maiores conhecimentos humanos estão registrados em livros. A leitura faz parte da minha vida. Foi muito importante publicar meu livro,  porque percebi que posso ganhar o mundo contando histórias. E quanto mais cedo eu virar autor, mais cedo terei histórias para compartilhar”, acrescentou.

 

Para a coordenadora do projeto, é importante que os jovens descubram o poder que as palavras têm e a gama de possibilidades que o domínio da linguagem descortina para quem a detém. “A ideia do projeto foi trabalhar e fortalecer a importância da educação, por meio da literatura, estimulando nos estudantes a imaginação, a criatividade, o pensamento crítico e a empatia da forma que mais gostam: utilizando a internet”, complementou Daniele dos Santos.

 

Nesse colégio também funciona o projeto Grã Ordem Sociedade Literária, com rodas de leitura e produção de contos e poemas, que se expandiu quando a instituição se tornou de tempo integral. Nos últimos anos foram criados espaços para alunos de todas as turmas produzirem vídeos com dicas, resenhas de livros e também compartilharem e publicarem seus contos e poemas na página @gran.ordemsociedadeliteraria no Instagram.