Secretaria da Educação discute novos itinerários formativos para colégios indígenas 04/10/2023 - 15:17

A Secretaria de Estado da Educação (Seed/PR) realiza nesta semana o Seminário I - Arte e Artesanato Indígena, Território e Sustentabilidade e Química Ambiental. O evento tem por objetivo elaborar as ementas regentes do conjunto de disciplinas e projetos que comporão os itinerários formativos para os estudantes da 3ª série do Novo Ensino Médio, a serem aplicados nos colégios indígenas pertencentes à rede de ensino estadual, a partir de 2024.

No encontro, que reúne representantes, líderes e professores de comunidades indígenas e não indígenas, estão sendo apresentadas as grades curriculares e conteúdos que reflitam a diversidade cultural dos povos indígenas, garantindo que a educação respeite e promova as línguas, tradições e conhecimentos locais. Entre as disciplinas em destaque estão Território e Sustentabilidade, Arte e Artesanato Indígena e Química Ambiental.

“A proposta do encontro é ouvir os 70 profissionais inscritos a fim de conhecer o que eles entendem ser importante para os estudantes indígenas”, afirma Maria Daise Rech, técnica pedagógica da equipe de Educação Escolar Indígena da Seed.

Provas do Saeb serão aplicadas a partir deste mês na rede estadual do Paraná

Atualmente, a rede estadual de ensino do Paraná conta com 39 escolas indígenas, inseridas nas terras indígenas, com mais de 5 mil estudantes. Destas, 17 ofertam o Ensino Médio a partir de normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam as especificidades étnico-culturais dos povos Kaingang, Guarani e Xetá.

Além desse seminário, um novo encontro está previsto para 24, 25 e 26 de outubro, quando serão trabalhados outros três temas que deverão integrar a grade curricular do Novo Ensino Médio das escolas indígenas: Etnofísica e Astronomia Indígena, História e Direitos Indígenas e Ecologia e Agroecologia. Estes componentes também fazem parte da matriz curricular da 3ª série do Novo Ensino Médio.

Com nova lei, Estado prevê levar ensino integral para 400 escolas até 2025

MATRIZ CURRICULAR – O Novo Ensino Médio no Paraná, implementado desde 2022, prevê disciplinas específicas para a matriz curricular dos colégios estaduais indígenas.

“A cada ano, temos incorporado novos conteúdos à grade curricular das escolas indígenas. Ano passado, por exemplo, incluímos filosofia indígena e cultura corporal indígena. Nas três séries do Ensino Médio eles cursam, além das matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as disciplinas Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual", destaca o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.