Secretário Roni Miranda formaliza entrega de laboratório didático móvel e anuncia abertura de licitação para construção de nova sede de escola no Litoral 10/08/2023 - 18:13

Nesta quinta-feira (10), o Secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, esteve no Litoral do Estado em cumprimento de agenda, ocasião na qual visitou escolas, reuniu-se com representantes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá e conversou com professores, diretores e alunos sobre temas como substituição das salas de madeira por novas salas, mais modernas; entrega de novos equipamentos às escolas e o incentivo anunciado pelo Governo do Estado em prol da manutenção do Paraná no topo da pontuação nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela manhã, Miranda visitou o Colégio Estadual Carmen Costa Adriano, no bairro Vila dos Comerciários, em Paranaguá. A escola atende 1.237 alunos e conta com 6.105 colaboradores. Durante a visita, o secretário formalizou - em nome do Governo do Estado - a entrega do segundo laboratório didático móvel, adquirido pela Secretaria da Educação em convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), que é vinculada à Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Este foi o segundo laboratório entregue, de um total de 46 unidades comparadas a partir de um investimento de R$ 3,7 milhões.

Os componentes que fazem parte do laboratório móvel (como torso, vidrarias e esqueleto) são dispostos sobre um carrinho com rodas, possibilitando movimentar o equipamento com facilidade entre escolas e salas de aula. O equipamento vai contribuir pedagogicamente para o desenvolvimento dos estudantes nos componentes curriculares de Ciências (anos finais do Ensino Fundamental) e Biologia, Física e Química (Ensino Médio), com vistas à articulação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

“Explorar a ciência a partir de experiências práticas, proporciona aos estudantes melhor fixação do conteúdo aplicado em sala, despertando a curiosidade e fomentando o protagonismo do aluno”, afirma Miranda.

“Grande parte das escolas da região do Litoral não contam com estrutura completa de laboratório para ensino prático dos componentes de Ciências, Biologia, Física e Química, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por isso, o equipamento vem em momento oportuno para enriquecer ainda mais a aprendizagem” destaca Raquel Martins, diretora do Colégio Estadual Carmen Costa Adriano.

INVESTIMENTO - No período da tarde, em Guaratuba, Miranda realizou a entrega simbólica de 215 novos tablets para reforço tecnológico das escolas e anunciou o lançamento da licitação para a construção do Colégio Estadual Aníbal Khury, no bairro Coroados: antiga demanda da comunidade escolar da região. O investimento para a obra gira em torno de R$14,8 milhões.

“Há 18 anos a população de Guaratuba aguardava pela nova unidade do Colégio Estadual Aníbal Khury. O anúncio oficial da abertura da licitação para a construção da nova sede é motivo de celebração por parte da comunidade escolar. O litoral atende, hoje, 30 mil estudantes e o investimento numa escola desta magnitude, certamente colaborará para cumprirmos, ainda melhor, esta demanda”, comemora Izabel Vieira, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá.

Dando seguimento à agenda, Roni participou ainda da homenagem aos alunos convocados para participarem do programa Ganhando o Mundo, que neste ano, oferecerá mil vagas para estudantes de todo o Paraná.

“Dos 15 alunos do litoral que foram selecionados, nenhum desistiu de participar do programa de intercâmbio de língua inglesa. Honramos e parabenizamos nossos estudantes que certamente vivenciarão experiências e aprenderão lições inesquecíveis nos próximos meses”, celebra Miranda.