Seed-PR lança proposta de autoria para os materiais didáticos das redes municipais 12/07/2023 - 13:57

Tendo em vista promover a participação ativa dos professores das redes municipais de ensino na produção dos materiais didáticos utilizados na alfabetização dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), em parceria com a Associação Nova Escola e a Associação Bem Comum (entidades sem fins lucrativos), lança a proposta de autoria colaborativa para os materiais didáticos das redes municipais de ensino. Pertencente a ação do Alfabetiza Juntos (ação dentro do Programa Educa Juntos com foco na alfabetização) a iniciativa visa incluir professores e pedagogos que atuam no ciclo de alfabetização do Paraná, no processo de adaptação e criação de novos conteúdos didáticos a serem utilizados para alfabetizar os alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

O trabalho, que deve incluir professores de todo o estado, terá início dentro dos próximos meses e os candidatos interessados em participar da proposta da proposta serão convocados mediante processo seletivo. A atividade será desempenhada mediante contratação (pelas entidades parceiras) e devidamente remunerada durante todo o processo de produção dos conteúdos. “A iniciativa vem ao encontro das mudanças que têm sido estabelecidas pelo Ministério da Educação na alfabetização de todo o país. O aprimoramento dos conteúdos, com adaptações que incluam as características regionais das escolas, contribui para a identificação dos estudantes com o que está sendo ensinado, de modo a aprimorar e acelerar o processo de alfabetização”, destaca o secretário de estado da educação, Roni Miranda.

Os professores interessados em participar do processo seletivo para compor o time de autores do material didático complementar das redes municipais, devem estar em atuação nas salas de aula na rede pública municipal, com experiência comprovada de, ao menos, três anos em turmas de alfabetização (1º e/ou 2º anos dos do Ensino Fundamental); ter disponibilidade para participar do processo de formação inicial síncrona e preparatória para a produção do Material Didático Complementar - PR e da formação continuada síncrona durante o período indicado no edital e, por fim, que estejam vinculados às redes municipais de ensino do estado.

Interessados podem participar, preenchendo este formulário.