Seed encerra Seminário de Diretores: Aprendizagem em Foco 31/01/2019 - 10:20

A Secretaria de Estado da Educação encerrou nessa quarta-feira (30), em Curitiba, o Seminário de Diretores – Aprendizagem em Foco 2019. Cerca de 2,4 mil profissionais, entre diretores, chefes de Núcleos Regionais de Educação (NREs) e técnicos pedagógicos, participaram das três etapas do curso realizadas na capital e em Pinhão (no Centro-Sul do Estado).

Os profissionais participaram de palestras, rodas de conversa com trocas de experiências, além de oficinas temáticas sobre avaliação (diagnóstico e plano de ação), liderança, hora atividade, tecnologia e inovação, e gestão de sala de aula. A Secretaria da Educação também organizou Ouvidorias com os departamentos da pasta e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) para ouvir as principais demandas dos diretores das escolas estaduais.

“Foram momentos de muito diálogo e trabalho, com foco em estratégias pedagógicas para aumentar o aprendizado em nossas escolas. Entendemos que existem muitas demandas, mas temos que nos concentrar no aprendizado do aluno, e para isso o diretor tem que saber que ele é o líder da escola e que deve se preocupar com o aspecto pedagógico, em apoiar o professor para que ele dê uma boa aula e em fazer com que o aluno se sinta acolhido”, disse o secretário da Educação, Renato Feder.

ALINHAMENTO - O Governo do Paraná, por meio da pasta, também homenageou as escolas com as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio, e maior média de crescimento nos indicadores de aprendizagem.

"Compartilhamos boas práticas, mas também fizemos direcionamentos importantes para o início do ano letivo. Foram momentos de muito aprendizado e de muita troca de experiências, em que eles perceberam a linha pedagógica e de gestão da Secretaria de Educação. Foi importante também para os diretores perceberem que fazem parte de uma rede, porque a Secretaria da Educação é formada pelo conjunto dessas escolas e esse conjunto só vai bem se um apoiar o outro”, disse o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves.

A Secretaria de Estado da Educação organizou uma galeria com as fotos dos três encontros com os diretores, chefes dos Núcleos Regionais de Educação e técnicos pedagógicos. Acesse o álbum AQUI.