Seed envia 2 mil máscaras de acrílico para profissionais de regiões mais afetadas pela crise do Covid-19 01/07/2020 - 16:29

Com o avanço do Covid-19 no Estado do Paraná, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) reforçou seus cuidados para com os servidores da educação. Uma das ações foi o envio de 2 mil máscaras de acrílico (modelo face shield) para os profissionais das cidades mais afetadas pelo vírus.

De acordo com o coordenador do departamento de Gestão Administrativo-Social (GAS), Marcelo da Silva, foram solicitadas 8.000 máscaras, que devem ser enviadas nas próximas semanas. “Devido ao agravamento da crise, decidimos enviar as primeiras 2 mil máscaras para as regiões onde há mais casos de contaminação”, explica o coordenador.

“As outras 6 mil estão prontas, e a Diretoria de Planejamento e Gestão da Seed já está avaliando quais serão as próximas regiões que receberão as máscaras”, pontua Marcelo.

A diretora de Planejamento e Gestão, Adriana Kampa, afirma que as regiões mais afetadas pelo Covid-19 receberão primeiro as máscaras. No entanto, o projeto prevê atender a todos os núcleos do Paraná. “Seguimos as recomendações da Secretaria da Saúde, e focamos nos núcleos mais críticos; porém, o objetivo é alcançar mais servidores”, diz.
 
De acordo com a Secretaria da Saúde do Paraná, as cidades de Curitiba, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio e Toledo são as mais afetadas pela disseminação do vírus. Devido a essa situação, as máscaras serão enviadas para essas regiões.

Produção das máscaras - As máscaras de acrílico são do modelo face shield, que, além de oferecerem maior conforto, também oferecem maior proteção aos usuários. Elas serão distribuídas aos servidores que estão atuando na entrega dos kits de merenda - o que lhes oferecerá maior proteção.


Além das máscaras de acrílico, é disponibilizado aos servidores álcool em gel. A Seed adverte as equipes a evitarem aglomerações nas secretarias das escolas e também durante a distribuição dos kits de merenda. Além disso, aconselha o revezamento das equipes e que funcionários em situação de risco não se exponham.

Confira abaixo as regiões atendidas, a quantidade de escolas e o número de máscaras enviadas.

Cascavel - 93 escolas - 795 - servidores (800 máscaras)
Cianorte - 33 escolas - 295 - servidores (300 máscaras)
Cornélio Procópio - 68 escolas - 267 servidores (300 máscaras)
Toledo - 92 escolas - 542 - servidores (600 máscaras)