Técnicos participam de formação sobre currículo escolar 19/06/2018 - 14:10

Técnicos pedagógicos que atuam nas coordenações de gestão educacional dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) participam nessa terça-feira (19) e quarta-feira (20), em Curitiba, da 4° edição da formação continuada Caminhos Pedagógicos em Foco. Nos dois dias os servidores vão trabalhar temas relacionais aos currículos escolares e a implementação da nova proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O curso tem duração de 16 horas que serão somadas aos planos de carreiras dos profissionais. A oferta da formação continuada em serviço está prevista no Programa Minha Escola Tem Ação (Meta), da Secretaria de Estado da Educação, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB).

Segundo a chefe do Departamento de Gestão Educacional (DGE), Laureci Schmitz, o objetivo principal é contextualizar a construção da Base Nacional Comum Curricular. “O Estado do Paraná optou por fazer um referencial curricular e os técnicos dos núcleos que trabalham com a gestão escolar vão receber a fundamentação teórica relacionada ao currículo que irão subsidiar a formação das pedagogas das escolas com orientações das propostas pedagógicas curriculares e plano de trabalho docente”, disse.

A formação será repassada a todos os pedagogos da rede estadual de ensino até a segunda metade de julho. Cada Núcleo de Educação irá elaborar um cronograma para trabalhar os conteúdos de acordo com a realidade de cada regional.

ATUALIZAÇÃO – Durante a formação os profissionais vão compreender os significados e os conteúdos do currículo escolar, articular os conhecimentos produzidos, estabelecer interseções e relações entre os conceitos e análise dos elementos que configuram as teorias de currículos e suas contribuições.

“Precisamos fazer um resgate do processo educacional e buscar a fundamentação teórica porque sem essa contextualização não conseguiremos atingir nossos objetivos que é a construção e uma educação pública de qualidade e escolas com processos educacionais contemporâneos”, disse o técnico do NRE da Área Metropolitana Norte, Benjamin Perez Maia.

Os profissionais também vão relacionar as semelhanças das teorias de currículo com a sociedade no processo de desenvolvimento com foco na educação na contemporânea com o objetivo de organizar os diferentes tipos de saber no Projeto Político e Pedagógico, além de identificar as mudanças estruturais apresentadas para o currículo pela BNCC.

“Essa formação é fundamental porque proporciona reflexões e discussões com fundamentações teóricas que contribuem para avanço do trabalho pedagógico que é desenvolvido nas escolas”, disse a técnica do NRE de Jacarezinho, Ieda Maria dos Santos.