Processo Seletivo Simplificado - PSS

O que é?

O Processo Seletivo Simplificado – PSS é destinado a selecionar profissionais para atender ao suprimento temporário de professores e funcionários das escolas na rede pública estadual de ensino. 

Quem pode se inscrever?

Candidatos aptos a exercer o cargo de Professor ou Funcionário da Rede Pública Estadual de Educação conforme edital em vigência.

Como se inscrever?

As inscrições são realizadas no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br no período estabelecido pelo edital em vigência conforme função desejada.

Prazo

O cadastro pode ser feito a qualquer momento. Já as inscrições somente nos períodos em que há editais abertos. 


PSS 2020

Auxiliar de Serviços Gerais:

Edital nº 74/2019 - GS/Seed - retifica o Edital n.º 72/2019 – GS/SEED, que estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS,  visando a contratações temporárias para exercer a função de Auxiliar de Serviços Gerais.

Edital nº 72/2019 - GS/Seed - Estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS visando a contratações temporárias para exercer a função de Auxiliar de Serviços Gerais.

Assistente Administrativo:

Edital nº 73/2019 - GS/Seed - retifica o Edital n.º 71/2019 – GS/SEED, que estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS para a função de Assistente Administrativo.

Edital nº 71/2019 - GS/Seed -  (retificado) - Estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado PSS, visando a contratações temporárias para a função de Assistente Administrativo.

Professor, Professor Pedagogo e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – TILS:

Edital nº 76/2019 - GS/Seed - retifica o Edital n.º 70/2019 – GS/SEED, que estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS.

Edital nº 70/2019 - GS/Seed - Estabelece instruções destinadas à realização de Processo Seletivo Simplificado – PSS, visando a contratações temporárias para as funções de Professor, Professor Pedagogo e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais – TILS.

Edital nº 58/2019 - GS/Seed - Prorroga o período de vigência do Edital n.º 25/2019 GS/SEED, de 10/06/2019, que realizou o Processo Seletivo Simplificado PSS para as contratações em regime especial das funções de Professor, Professor Pedagogo e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais TILS.

Edital nº 54/2019 - GS/Seed - Prorroga o período de vigência do Edital n.º 57/2018 GS/SEED, de 1.º de outubro de 2018, destinado à realização de Processo Seletivo Simplificado PSS para as contratações em regime especial para as funções de Professor, Professor Pedagogo e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais TILS.


O PSS é um processo seletivo simplificado, realizado pela SEED para contratação temporária de professores, pedagogos, intérprete de libras, auxiliares de serviços gerais e assistentes administrativos. A contratação é  através  de Regime  Especial - CRES,  com data  de  término  já  determinada,  sendo  regulamentada  pela Lei Complementar n.º 108/2005 e pelo Decreto Estadual n.º 4.512/2009.

Tal processo é realizado de acordo com as normas estabelecidas por editais, os quais são publicados no site da SEED. O processo consiste em análise de títulos, ou seja, não é realizada prova. A inscrição é feita exclusivamente via internet e não existe taxa de inscrição. A classificação é gerada de acordo com a pontuação, que é obtida através dos títulos informados no momento da inscrição: escolaridade, tempo de serviço, pós-graduação, etc. Após ser convocado e comprovar os dados da inscrição, o candidato está apto a ser contratado. A contratação poderá ocorrer assim que houver necessidade por parte de um estabelecimento de ensino do Estado. No Paraná, os 399 municípios são divididos em 32 núcleos, chamados de Núcleos Regionais de Educação – NRE. Estes NRE são responsáveis por convocar os candidatos, por ordem de classificação, para a comprovação dos títulos informados no momento da inscrição.

As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br, no período que consta em edital.O candidato deve possuir cadastro no Sistema PSS para realizar a inscrição. Atenção: o cadastro pode ser feito a qualquer momento. A inscrição somente nos períodos em que há editais abertos. Para se cadastrar, acesse o endereço eletrônico fornecido anteriormente e clique na opção: "novo cadastro"

Não há taxa de inscrição e não é realizada prova. O processo consiste em análise de títulos.

Para realizar o cadastro, o candidato pode utilizar o RG de qualquer estado do Brasil, mudando a UF – Unidade da Federação para a do seu Estado. Estrangeiros podem fazer o cadastro, desde que sejam naturalizados e possuam número de RG e CPF. RG do Paraná: O sistema de folha de pagamento da SEED utiliza somente o RG do Paraná como identificador,conforme Decreto 2704/1970, desta forma é necessário que o candidato possua documento de identidade (RG) do Paraná para ser contratado.O brasileiro pode possuir mais de uma carteira de identidade, pois cada secretaria de segurança dos estados do Brasil emite número de RG diferente. Alteração no cadastro: Assim que o novo RG for emitido, o candidato solicita via sistema, a alteração no número de RG no seu cadastro. Acesse o sistema e clique em “meus dados” e digite o novo número e os demais dados solicitados. Informações de como obter seu RG do Paraná ou dúvidas sobre documento de identidade,acesse a página do Instituto de Identificação do Paraná ou agende o serviço no botão abaixo:

Agendar

Depois de efetivada a inscrição, não é possível incluir ou alterar informações. Caso o candidato queria alterar algum item, a inscrição deve ser excluída e realizada novamente durante o período de inscrição. Para excluir a inscrição, o candidato deve escolher a opção "inscrições" no meu principal. Clique em "visualizar inscrições" e depois no X em vermelho para excluir a inscrição . Essa ação não pode ser revertida. 

Acesse www.pss.pr.gov.br e clique na opção "Tenho cadastro e não consigo acessar o sistema". Se o lembrete da senha não o ajudar, cliquei em "não lembrei". Marque o e-mail para enviar senha e depois clique em "enviar senha". Se não for este e-mail, clique em "não é esse email" e receba um código de validação no celular cadastrado no sistema. Se você não tem um celular cadastrado ou se o número estiver desatualizado, entre em contato com o nosso Fale Conosco.

Caso nenhuma das opções (lembrete de senha, email cadastrado e número de celular​) o ajudem a obter uma nova senha devido à inconsistência das informações, entre em contato através do nosso Fale Conosco solicitando a alteração dos dados para receber a senha no e-mail ou celular correto.

Após efetivar a sua inscrição no Processo Seletivo Simplificado, aparecerá um quadro verde com os dizeres: Sua inscrição foi realizada com sucesso. Imprima o comprovante de inscrição após o término do período de inscrições. Uma confirmação será enviada ao e-mail cadastrado. 

O Comprovante de Inscrição definitivo deve ser apresentado pelo candidato no momento da Comprovação de Títulos. Este documento estará disponível no Sistema PSS a partir do dia da divulgação da classificação provisória. Qualquer impressão de comprovante anterior a esta data não terá validade. 

Instruções: 1) Após efetuar o seu login no sistema PSS, clique no menu "Histórico" e verifique o Edital/Etapa de inscrição e depois em "Visualizar suas Inscrições"; 3) Clique diretamente no ícone do comprovante e salve o arquivo no seu computador. Faça a impressão a partir deste arquivo. 

A listagem de classificação é publicada nesta página no link "Editais PSS". Existem dois tipos de classificação:

  1. Classificação Provisória:  é divulgado na data estipulada pelo Edital, trata do resultado provisório do processo e tem como objetivo a verificação da pontuação que consta na listagem com a pontuação obtida no Comprovante de Inscrição definitivo. Serão aceitos recursos  com questionamentos sobre a Classificação Provisória, desde que estejam em conformidade com o disposto no Edital.
  2. Classificação Final: é divulgado após a análise dos recursos sendo utilizado para estabelecer a ordem definitiva de convocação dos candidatos.

Tais listagens são divulgadas por Município, nos Núcleos Regionais de Educação, e por Setor, no NRE de Curitiba, obedecendo aos critérios estipulados no Edital. A publicação da classificação é realizada em três listas, por ordem decrescente de pontos, sendo:

  • a primeira, uma lista universal contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive a das pessoas com deficiência e dos afrodescendentes;
  • a segunda, uma lista com a pontuação das pessoas com deficiência; e•a terceira, uma lista com a pontuação dos candidatos afrodescendentes.

Neste caso, acesse o sistema PSS com seu CPF e senha e clique em "Histórico" e depois em "Visualizar suas Incrições". Clique em "Exibir"

Se você não encontrar a inscrição corresponde ao edital, significa que a sua inscrição não foi efetivada ou foi excluída. Somente o candidato, através da senha, pode excluir sua inscrição. Portanto, não havendo a inscrição no sistema, não constará seu nome na lista de classificação publicada no site da SEED.

O candidato classificado deverá aguardar a convocação para comparecer ao local indicado pelo NRE para a comprovação dos títulos informados na inscrição.Esta convocação será realizada exclusivamente pelo NRE onde o candidato fez a inscrição, e estará disponível no site do NRE. É responsabilidade do candidato acompanhar as publicações relacionadas ao PSS por meio do endereço eletrônico do NRE de inscrição.

Acesse o sistema PSS, clique em "Visualizar suas Inscrições" e depois em "Exibir".

O candidato poderá estar nas seguintes situações:

  1. Confirmada: Candidato ainda não foi chamado. O número "0" do último convocado significa que ninguém da listagem foi chamado. Outros números indicam o último classificado convocado.
  2. Convocado: Candidato foi convocado para comprovação de títulos.Consulte o site do NRE de inscrição para acessar o edital de convocação e comparecer no local indicado.
  3. Contratado: Candidato já atendeu à convocação e está contratado pela SEED.
  4. Excluído: Candidato que não comprovou os dados requeridos conforme edital.
  5. Fim de Lista: Candidato que não atendeu à convocação ou não aceitou a vaga ofertada.
  6. Licença-maternidade: Candidata em licença-maternidade, que não pode ser contratada, mas que não está em fim de lista, podendo ser convocada, se houver necessidade,assim que comunicarem ao NRE o término da licença.
  7. Licença-Saúde: Candidato em licença para tratamento de saúde, que não pode ser contratado, mas que não está em fim de lista, podendo ser convocado, se houver necessidade,assim que comunicarem ao NRE o término da licença.
  8. Desistente: Candidato que assinou Termo de Desistência do processo seletivo.

A alteração de dados do cadastro e senha de acesso pode ser realizada pelo candidato à qualquer momento. Na página do sistema PSS, insira o número do CPF e senha. Escolha no menu superior a opção "Meus Dados". Efetue as alterações e depois clique em "Quero comunicar a alteração em meus Dados Pessoais".

No sistema PSS, se você já trabalhou como PSS na SEED, verá um ícone verde no item "Tempo de Serviço". Caso não tenha trabalhado, o ícone não será exibido. Ao clicar no ícone verde, o sistema disponibiliza automaticamente os períodos já trabalhados. Você pode incluir o tempo de serviço prestado nas mesmas funções do edital escolhido (item b). São elas: 1) empregado com registro em Carteira de Trabalho; 2) Como Servidor Público de outras Secretarias de Estado, de municípios, de outros Estados e como servidor federal; 3) Como servidor efetivo da SEED e que tenha solicitado exoneração (demissão).

Coloque a data inicial e final de cada contrato em ordem cronológica. Se você trabalhou em dois lugares ao mesmo tempo, o sistema não aceitará o mesmo período novamente. O tempo deve constar em sua Carteira de Trabalho e/ou nos outros documentos aceitos.Se você possui tempo automático no item “a”, informe o tempo do item “b” conforme consta em seus documentos. O sistema PSS irá desconsiderar o tempo paralelo e fazer a conta para você. Após incluir o tempo, sua inscrição aparecerá com um ícone verde no item b.

O  candidato  não  pode  deixar  os  períodos  de  tempo  utilizados  ou  que  estão  em  processo de  utilização  para  aposentadoria  em  sua  inscrição.  Para  excluir,  utilize  a opção “C” do sistema.

Depois de efetivada a inscrição não será possível incluir ou alterar informações. Caso o candidato queira alterar algum item da inscrição,esta deve ser excluída e novamente realizada durante o período de inscrição. Para excluir a inscrição, o candidato deve:

  1. no menu principal, escolher a opção “inscrições”
  2. clicar em "visualizar inscrições" e depois no "x" em vermelho para excluir.

Essa ação não pode ser revertida. Se o candidato excluiu sua inscrição e ainda deseja participar do PSS, deve realizar nova inscrição dentro do período que consta em edital. O comprovante de Inscrição definitivo estará disponível para impressão a partir do dia seguinte ao término do período de inscrição. Qualquer impressão de comprovante anterior à esta data, não terá validade. 

CQC significa Consulta Qualificação Cadastral. O e-Social é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um instrumento que tem por finalidade unificar e padronizar a prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores e o armazenamento dos dados.  Ele foi criado pelo governo federal por meio do Decreto 8373/2014 e prevê adesão obrigatória por parte dos entes federados. Além dos documentos de identificação e os relacionados em edital ou leis específicas, o eSocial exige a qualificação cadastral para os contratados no Setor Público. Para cumprir esta exigência, o candidato inscrito no PSS ao ser convocado para a contratação deverá apresentar o resultado da consulta da página do CQC onde contém a mensagem confirmando que seus dados estão corretos. Para isso, o candidato deve acessar o link e realizar a consulta. Em caso de divergência procure os órgãos indicados no resultado da consulta. Ressaltamos, que a regularização pode ser morosa (em alguns casos, pode demorar mais de 30 dias), portanto não deixe para última hora.

Orientações: 

  • Leia atentamente as instruções e faça a consulta online.
  • Não utilize acentuação no seu nome e digite corretamente a data de nascimento, o número do CPF e do PIS/PASEP.
  • Divergências relativas ao CPF (situação "suspenso", "nulo" ou "cancelado", nome ou data de nascimento divergente)
  • O aplicativo apresentará a mensagem orientativa de onde deverá requisitar a alteração dos dados;
  • Divergências relativas ao NIS (CPF ou data de nascimento divergentes)
  • O usuário deverá estar atento, pois a orientação será dada de acordo com o ente responsável pelo cadastro do NIS (INSS, CAIXA ou BANCO DO BRASIL).

A exigência do CQC se dá em cumprimento às disposições contidas no Decreto Federal n.º 8.373/2014 e Resoluções do Comitê Gestor do eSocial (Federal) n.º 1/2015 e n.º 4/2015.

Documentos para Contratação