Paraná comemora bons números do ensino à distância na Rede Pública 06/05/2020 - 15:00

O Governo do Estado comemora os bons números da implantação do sistema de Educação a Distância (EaD) no Paraná. Cerca de 402 mil alunos e 41 mil professores da Rede Estadual de Ensino já se cadastraram e acessaram o Google Classroom, principal ferramenta do modelo de ensino. Além disso, o canal do YouTube que disponibiliza as aulas contabiliza mais de 10 milhões de visualizações.

O pacote conta ainda com 800 mil downloads do aplicativo Aula Paraná, e a transmissão do conteúdo também em TV aberta (TV Record - RIC Paraná). O EaD começou a funcionar no Estado em abril, como alternativa à suspensão das aulas presenciais. A medida é mais uma forma preventiva para evitar aglomerações e diminuir a circulação do coronavírus.

Os números foram apresentados nesta quarta-feira (06) pela Secretaria da Educação e do Esporte ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Foi a alternativa que encontramos para fazer com que nossos alunos seguissem tendo aulas normalmente, apesar do vírus. Os números comprovam que a medida é eficiente”, afirmou. “Tenho certeza de que a adesão e o engajamento de alunos e professores só vai aumentar”, acrescentou o governador.

Secretário da Educação e Esporte, Renato Feder explicou que o Governo do Estado está sempre em busca de novas tecnologias para melhor a qualidade do ensino no Paraná. Além disso, reforçou ele, o programa e as ações estão em constante avaliação, em busca de aprimoramento técnico e pedagógico.

“É tudo muito simples e fácil. O aluno pode acessar com o e-mail pessoal @escola e a data de nascimento, pelo celular. Não precisa de computador e também não consome os dados de internet do estudante”, disse.

Segundo ele, o Google Classroom será adaptado nos próximos dias, passando a contar também a presença do aluno. “Foi até o Google, acessou, a presença é marcada automaticamente”, destacou Feder.

TUTORIAL – A secretaria oferece em seu site tutoriais que explicam como acessar e usar todos os dispositivos eletrônicos que estão transmitindo as aulas. A medida, destacou o secretário, faz com que 1 milhão de alunos da rede não tenham seu processo de ensino e aprendizagem prejudicado devido ao momento de pandemia de Covid-19.

“Considerando todas as mídias, a adesão é muito boa. Queremos chegar o mais próximo possível de 100% de alunos atingidos em todas as escolas do Paraná”, comentou o secretário.

REPOSIÇÃO – Segundo o Conselho Nacional de Educação, sem o EaD, um longo período de reposição presencial seria necessário e implicaria não apenas em um comprometimento do calendário de 2020, mas possivelmente também dos dois anos seguintes, 2021 e 2022.

Com o ensino à distância, por sua vez, o calendário não ficará prejudicado, uma vez que as aulas seguem ocorrendo normalmente, reduzindo significativamente os prejuízos pedagógicos e financeiros que a reposição exclusivamente presencial pós-pandemia traria.

Ainda de acordo com o documento, uma reposição exclusivamente presencial traria, além dos prejuízos pedagógicos e financeiros, também uma sobrecarga aos estudantes e professores, comprometendo drasticamente o processo de ensino-aprendizagem.