Renato Feder assume a Secretaria da Educação e Esporte 01/01/2019 - 13:10

O novo governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Júnior tomou posse do cargo nesta terça-feira (01) e nomeou os novos secretários de estado. Renato Feder passa a ser o novo secretário de estado da Educação e do Esporte, já que as duas pastas foram integradas.

Durante seu discurso de posse, Ratinho Junior destacou a importância da educação e disse que a principal meta da pasta será a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

“O aluno será o centro do processo educacional. Vamos em busca do melhor Ideb e esta será a nossa principal meta e maior desafio na educação”, disse o governador.

PERFIL – 40 anos, graduado em Administração e mestre em Economia, Feder tem ampla experiência em educação. Foi professor da Educação de Jovens e Adultos, lecionou matemática por dez anos, além de ter sido diretor de escola por oito anos. Também foi assessor voluntário da secretaria de educação do estado de São Paulo por um ano, além de ter atuado como empresário do setor de tecnologia.

“Sou professor desde os 17 anos. São quase duas décadas dedicadas à educação. Sei que o trabalho do professor não é fácil e precisamos focar nele, para que se sinta prestigiado e valorizado e assim consiga dar uma boa aula”, disse Feder. “Nosso trabalho na secretaria será para dar apoio à estrutura, aos diretores de escola para que eles possam apoiar os professores a darem uma boa aula. Sozinho é muito difícil. Quero transformar o professor numa das profissões mais valorizadas do estado, pois somente com o professor se sentindo valorizado é que temos uma educação de qualidade”, completou.

O novo secretário afirmou ainda que vai começar a percorrer todas as regiões do Estado, para visitar cada um dos 32 Núcleos Regionais da Educação e, assim, conhecer a realidade e particularidades do sistema educacional do Paraná. “Pretendo ficar pouco tempo em meu gabinete e muito tempo percorrendo o Estado, conhecendo as nossas escolas e vendo o que precisa ser priorizado”, disse.

ESPORTE – Feder disse ainda que a integração das secretarias de Educação e Esporte permitirá que o Paraná incentive ainda mais as práticas esportivas entre crianças e jovens.

“O esporte e a educação estão muito ligados e eu estou muito contente com este duplo desafio. Quem mas precisa fazer esporte é o aluno. E, claro, também cuidaremos do esporte da população de forma integrada, dando atenção ao esporte profissional”, disse Feder.

O secretário disse ainda que pretende cuidar do esporte de forma integrada, incentivando a prática esportiva da população paranaense, dando atenção especial atenção ao esporte profissional, para destacar o Paraná a ter grandes atletas grandes nomes, tanto nacional quanto internacionalmente.