Secretaria realiza ouvidorias com diretores para aprimorar processos na Educação 28/01/2020 - 14:56

Mais de 800 diretores escolares participam, nessa terça-feira (28), de ouvidorias promovidas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) durante o Seminário Foco na Aprendizagem, evento formativo realizado até o dia 31 de janeiro. As ouvidorias, divididas por áreas (Recursos Humanos, Planejamento, Infraestrutura etc.) foram criadas pela atual gestão para possibilitar aos diretores um momento adequado para o registro de sugestões e o esclarecimento de dúvidas a respeito de programas e processos da pasta. 

A partir desse diálogo, a Secretaria estuda formas de aprimorar e inovar processos que impactam diretamente o cotidiano dos profissionais da educação. Os resultados podem ser observados na prática: foi graças às ouvidorias realizadas em 2019 que a pasta conseguiu, por exemplo, implementar mudanças na distribuição de aulas e assim contornar um problema antigo, o do “professor pula-pula”, quando o docente tinha que dar aula em muitas escolas. Em 2020, 70% dos docentes darão todas as suas aulas em apenas uma instituição. 

E há outras conquistas alcançadas colaborativamente. “As ouvidorias são um momento muito importante. Graças a elas e aos diretores que participaram, conseguimos mudar muita coisa na rede estadual. O Mais Aprendizagem veio da ouvidoria, foi um pedido dos professores e diretores. O programa Educa Juntos também foi pensado a partir das sugestões da rede, para estarmos mais próximos dos municípios”, conta o secretário Renato Feder.

O programa Mais Aprendizagem oferece atividades no contraturno, possibilitando ao estudante mais tempo na escola e reforço na aprendizagem. Ampliado em 2020, beneficiará alunos de 1,3 mil escolas estaduais. Já o Educa Juntos é um programa que prevê a colaboração entre Estado e municípios em prol da educação. Entre as principais ações do Educa Juntos estão a disponibilização gratuita para os municípios de instrumentos de avaliação, como Prova Paraná, Avaliação de Fluência e Prova Paraná Mais. 

MINHA ESCOLA SEMPRE NOVA - Os diretores escolares presentes no seminário receberam, ainda, o repasse de uma cota extra do Fundo Rotativo para as escolas, no âmbito da ação Minha Escola Sempre Nova. O recurso é destinado para a realização de pequenos reparos nas escolas e aquisição de materiais. Ao todo, o Minha Escola Sempre Nova repassará R$ 20 milhões, divididos entre todas as 2.143 escolas estaduais. 

Presente na assinatura dos pagamentos, o vice-governador Darci Piana destacou a preocupação do Governo do Paraná em manter a qualidade da infraestrutura escolar e investir na manutenção adequada das instituições. “No ano passado conseguimos entregar mais de 200 reformas e para este ano temos quase 300 reformas em vista, para deixar nossas escolas em condição de garantir um bom ensino”, disse.

Segundo Piana, a destinação dos R$ 20 milhões para a cota extra do Fundo Rotativo demonstra o compromisso do Governo do Paraná com a inovação e a qualidade da Educação.

APRENDIZAGEM EM FOCO - O seminário Foco na Aprendizagem 2020 acontece entre os dias 21 e 31 de janeiro, em Curitiba, e reúne os diretores de todas as escolas estaduais do Paraná para um momento de diálogo, formação e planejamento pedagógico. Nessa rodada dos dias 28 e 29 de janeiro, participam diretores dos Núcleos Regionais de Educação de Curitiba, Área Metropolitana Norte, Campo Mourão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Loanda, Maringá, Toledo, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu.

A programação inclui oficinas de formação, palestras e ouvidorias – momento em que os diretores têm a oportunidade de registrar sugestões e esclarecer dúvidas com os responsáveis por departamentos da pasta, como Recursos Humanos, Gestão e Planejamento Escolar e Tecnologia e Inovação.

“Esse é um momento de planejamento e alinhamento de rede sobre quais ações serão desenvolvidas pela Secretaria e pelas escolas. É aqui que olhamos resultados e indicadores de 2019, avaliamos o que foi feito e, a partir disso, propomos as ações que serão conduzidas por cada instituição de ensino”, explica o Diretor de Educação, Raph Gomes Alves.

Para o evento Seminário Foco na Aprendizagem 2020, reunimos em um caderno exemplos de boas práticas realizadas em escolas de todo o Estado. Para conhecer essas iniciativas, é só clicar aqui.