Secretário visita local de gravação do Aula Paraná e acompanha bastidores das filmagens 07/05/2020 - 15:54

Nesta quinta-feira, 7/5, o Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, fez uma visita ao Colégio Estadual Yvone Pimentel, para acompanhar o processo de gravação das aulas à distância. Até o momento, já foram gravadas e transmitidas 451 aulas e por dia, são gravadas mais de 36 aulas. Tudo é feito com uma equipe pequena e que está tomando todo o cuidado possível para não disseminar o Covid-19. 

Durante a visita, Feder conversou com diretores do projeto, professores e também com a equipe técnica, e pôde entender mais do processo das transmissões das aulas. “Estou muito satisfeito em ver o quanto aulas à distância têm progredido. 36 aulas gravadas por dia é um número incrível. Vejo também que a equipe está melhorando e, além do conteúdo, percebo uma melhora na qualidade do material entregue aos alunos”, diz Renato Feder.

O secretário ainda enfatizou que esse trabalho tem sido possível graças ao comprometimento dos professores da rede. ”Vejo um grande dinamismo, criatividade e qualidade dos professores da nossa rede nesse momento. Isso nos dá força para continuar trabalhando juntos”, comemora Feder.

Estrutura das gravações - De acordo com o Coordenador do Departamento Pedagógico, Fábio Melo, atualmente são 50 professores que foram contratados para fazerem as transmissões diárias. “Todos os dias temos professores, tradutores, técnicos de filmagem e pedagogos. Há uma rotatividade da equipe e todos estão com um foco: oferecer a melhor educação à distância para os alunos da rede”, explica o coordenador.

As gravações das aulas são feitas diariamente na Escola Yvone Pimentel e, como explica o coordenador Fábio, há uma equipe técnica e pedagógica acompanhando todo o processo.

Das cinco salas separadas para as gravações, há dois técnicos de filmagem, um tradutor de Libras e dois professores; um que apresenta o conteúdo para as telas e outro que o acompanha dando apoio e auxiliando caso haja alguma dificuldade.

Dessa maneira, a equipe produz conteúdo semanalmente, com segurança e qualidade para os alunos da rede.

Credenciamento de professores - Para dar conta de toda a demanda de aulas e continuar atendendo a todos os alunos, a Seed reabriu o processo de credenciamento para docentes interessados em fazer parte da equipe que dá aulas a distância. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) também podem se inscrever neste processo seletivo para traduzir o conteúdo on-line.

O credenciamento pode ser feito no link http://www.credenciamento.seed.pr.gov.br/. (Salientamos que tanto professores quanto intérpretes devem usar o mesmo espaço e mesmo formulário.)

Não há data para o encerramento das inscrições, que seguem enquanto perdurar a suspensão das aulas presenciais, conforme o Decreto nº 4.320, de 2020.

Aplicativos - Além das videoaulas transmitidas pela TV, pelo YouTube e Aula Paraná, o aluno também conta com o Google Classroom, por onde fará suas atividades e terá a sua presença e nota computadas, contando para o seu ano letivo.