Seed-PR lança ferramenta ‘Escola Total’ para gestão em tempo real de frequência e desempenho de aluno 14/12/2020 - 17:56

Desde 19 de novembro professores e gestores dos colégios estaduais do Paraná tiveram acesso ao Escola Total, um sistema de gestão inovador que visaa facilitar o trabalho dos profissionais de educação. A ferramenta vai permitir que diretores, pedagogos e professores acompanhem em tempo real a frequência e o aproveitamento dos estudantes da Rede Estadual. Dessa forma, os profissionais podem acompanhar o rendimento de cada um dos alunos, além de terem em mãos, com facilidade, dados para planejar estratégias de aprimoramento do desempenho escolar.

O sistema do Escola Total permite o acesso para um panorama de todos os alunos de uma escola (para professores e diretores), ou mesmo para a rede de estudantes de um Núcleo Regional de Educação (para os gestores de cada núcleo). Por lá é possível medir desempenho por meio das notas e também a participação dos estudantes nas aulas - começando já em 2020, com os encontros de forma remota.

A principal vantagem é que a equipe gestora de um colégio tem na mão as informações mais importantes sobre cada estudante, otimizando inclusive as tomadas de decisões na escola. Também é importante para que o suporte aos alunos seja mais objetivo e eficiente. A plataforma do Escola Total foi pensada em conjunto entre os departamentos DEDUC (Diretoria de Educação) e DTI (Diretoria de Tecnologia e Inovação) da Seed-PR.

A ferramenta Escola Total foi importante para auxiliar no processo de selecionar os estudantes que estão participando do ‘Se Liga’ - programa para aprofundamento de conteúdo que acontece em paralelo ao encerramento do ano letivo. A plataforma apresenta dados específicos de cada turma e estudante; assim, a equipe gestora age diretamente em conjunto com os professores e alunos na reta final do ano.

Eliana Provenci, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da DEDUC, que participou diretamente no desenvolvimento da ferramenta, explica que o objetivo é oferecer um instrumento que facilite o trabalho dos profissionais da educação. “Nosso objetivo é instrumentalizar a equipe gestora com dados para que, a partir deles, possa definir ações específicas conforme a necessidade de cada estudante. Sei o quanto de tempo e esforço os profissionais precisam direcionar para a tarefa de analisar os dados e construir tabelas e gráficos”, comenta.