Abertas as inscrições para a edição 2025 do programa Jovens Embaixadores 15/08/2024 - 10:52
Estão abertas, até o dia 3 de setembro, as inscrições para a primeira etapa do processo seletivo da edição 2025 do Programa Jovens Embaixadores, iniciativa do Departamento de Estado norte-americano, coordenada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos da América e implementada pela Associação Grupo Mais Unidos. O programa viabiliza um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros que estão no ensino médio da rede pública e que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.
Com forte viés voltado a ações de sustentabilidade e preservação ambiental, o programa tem por público-alvo jovens que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social. Em alinhamento com a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada no Brasil em 2025, o Programa Jovens Embaixadores 2025 - 30 pela COP 30! irá selecionar trinta jovens envolvidos em iniciativas de impacto social focadas no enfrentamento das mudanças climáticas.
Dividido em três etapas, o processo seletivo envolve o preenchimento da ficha de inscrição online, envio de documentos, prova escrita e análise de perfil. Os resultados finais serão anunciados no dia 30 de outubro. A viagem para os EUA está marcada para 10 de janeiro de 2025, com retorno programado para o dia 25 do mesmo mês.
Para participar, os interessados precisam:
Ter nacionalidade brasileira;
Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
Cursar o ensino médio na rede pública brasileira (é preciso estar cursando ao menos o 1º
ano do ensino médio em 2024)
Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
Ter excelente desempenho escolar;
Ter perfil de liderança e iniciativa;
Ser uma pessoa comunicativa;
Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
Estar atualmente engajado(a) por pelo menos três (03) meses em iniciativa(s) de impacto social voltada(s) necessariamente para ações de combate às mudanças climáticas. .
Para informações completas sobre o processo seletivo, incluindo demais critérios e etapas da seleção, acesse o Edital disponível no site do programa.
Paraná - Desde as primeiras edições o programa seleciona alunos do Estado do Paraná, demonstrando o forte engajamento dos estudantes da rede estadual com a iniciativa. Na edição passada, cujo processo seletivo foi realizado em 2023, Milena Carolini Copatti (do Colégio Estadual do Campo Castelo Branco, em Coronel Vivida), foi uma das paranaenses integrantes do grupo de 46 jovens brasileiros que se classificaram e viajaram aos Estados Unidos, onde permaneceram do dia 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. O projeto da estudante atendeu aos critérios da seleção por meio de seu desempenho na monitoria de linguagem, como participante do programa Aluno Monitor, de iniciativa da Secretaria de Estado do Paraná (Seed-PR) na qual colabora junto aos colegas no aprendizado da língua inglesa e também do português.
Em 2022, Eloyse de Araújo Borguezani, de 17 anos, aluna do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, em Curitiba, foi uma das selecionadas para participar do programa. A iniciativa que a consagrou foi o trabalho de mentoria desempenhado por ela na equipe de robótica de seu colégio, na qual atuava incentivando os membros do grupo com ideias de construção de projetos, orientações sobre regras de torneios, além do auxílio na pesquisa, programação e montagem de robôs.
Jovens Embaixadores - O programa Jovens Embaixadores, que já levou mais de 700 brasileiros aos Estados Unidos, seleciona anualmente jovens entre 15 e 18 anos que sejam estudantes do ensino médio da rede pública no Brasil. Entre os critérios de seleção estão perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, conhecimento em inglês e engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social.