Alunos participam de passeata para enfrentamento da AIDS 01/12/2011 - 17:20

Curitiba,PR 01 de Dezembro de 2011 - Alunos da rede pública, realizam passeata no centro de Curitiba. Hoje, 1º de Dezembro, é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

 

Foto: Giuliano Gomes/SEED


Mais de 150 alunos da rede estadual de ensino participaram nessa quinta-feira (1º), em Curitiba, da mobilização de enfrentamento da AIDS. A data marca o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS criado pela Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A mobilização foi realizada pelo Grupo Gestor Estadual da Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SEED) e à Secretaria de Estado da Súde (SESA), que organizou as escolas participantes. “A Secretaria tem um papel fundamental ao debater o tema em sala de aula e levar essas questões para as ruas”, disse Dayana Brunetto, coordenadora da Educação das Relações de Gênero e Diversidade Sexual do Departamento da Diversidade da SEED.

Para o aluno Felipe Santos, 16, do 2ª ano do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, a participação do jovem é um grande fator para chamar a atenção da sociedade para a causa. “A participação dos jovens é fundamental para chamar a atenção da sociedade para um tema como esse. Nós estamos conseguindo chamar a atenção das pessoas que passam, isso é muito importante”, disse.

Para Paolla Paes, 15 anos, do 2ª ano do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, o movimento serve como uma troca de conhecimentos. “Além de estarmos levando essa conscientização até a sociedade, nós também estamos nos conscientizando”, revelou.

Já a aluna do 1ª ano, Glenda Vian, 15, esse tipo de participação é importante porque incentiva os jovens se prevenirem a respeito das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). “Esse tipo de mobilização incentiva principalmente os jovens a se cuidarem mais”, disse a aluna do Colégio Estadual do Paraná.

A aluna Karine Gebinz, 15, do 1º ano do ensino médio, já participou de outras mobilizações sociais e acredita que esse tipo de movimento mostra a força que o jovem tem na sociedade. “Podemos mudar a realidade em que vivemos”, contou a aluna do Colégio Estadual do Paraná.

Participaram alunos, professores, agentes educacionais,do Colégio Estadual do Paraná, Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, de Curitiba, e Colégio Estadual Liria Micheleto Nichele, de Fazenda Rio Grande, representantes da SEED, SESA, Secretaria Municipal da Saúde, APP Sindicato, além de movimentos sociais.

DIA MUNDIAL CONTRA A AIDS - A data foi criada no dia 1ª de dezembro de 1987 pela Assembléia Mundial de Saúde, com o apoio da Organização das Nações Unidas, para reforçar o combate à doença e conscientizar as pessoas sobre a prevenção, além de estimular o respeito às pessoas infectadas pela doença. No Brasil o dia passou a ser lembrado em 1988, por decisão do Ministério da Saúde. A cada ano, diferentes temas são debatidos, destacando questões relacionadas à doença.

 

GALERIA DE IMAGENS