Atividade une escola estadual e comunidade 12/08/2014 - 16:30
No distrito de Malu, em Terra Boa, a união entre direção escolar, professores, pais de alunos, empresas do município e prefeitura, conseguiu transformar a realidade da Escola Estadual do Campo Manoel Antonio da Cunha, além de trazer a comunidade para a escola, com atividades diferenciadas.
O evento foi idealizado pela direção da escola e pela Associação de Pais, Professores e Funcionários (APMF). "A manutenção e organização do espaço físico contribui para o aprendizado, além disso, o envolvimento das instâncias colegiadas e da comunidade externa é fundamental para que ações como esta aconteçam", afirmou a diretora Ligia Grasiela Scramin.
Muitos colaboradores aderiram ao movimento comunitário da escola e participaram na realização de várias atividades. A Dudalina apresentou um projeto de sustentabilidade. “A construção de um mundo melhor depende da atitude de cada um”, comentou o representante da empresa local, José Dulo.
A Rádio Kairós realizou uma blitz com a promoção de diversos serviços para a comunidade escolar: corte de cabelo, pipoca, cama elásticas e enfermaria para verificar a pressão arterial. A rádio ainda transmitiu sua programação ao vivo da escola.
De início seria realizada a pintura de um espaço para apresentações culturais, mas, a ação foi se estendendo e o poder público municipal colaborou com a pintura externa da escola e algumas reformas no prédio. No dia do evento foram pintados os muros e aparada a grama, além da realização da poda dos arbustos, e outras melhorias nas instalações escolares.
Outras ações já estão sendo pensadas para melhoria do colégio, como a construção do portal de entrada da escola e de uma cobertura até o pavilhão das salas para maior conforto da comunidade escolar.
Ainda estão sendo previstas a pintura das salas de aula e demais ambientes da escola com recursos do governo municipal, uma vez que a instituição possui dualidade administrativa: no período da manhã, os estudantes pertencem à rede estadual e, à tarde, são alunos da rede municipal de ensino.