Atividades complementares resultam em exposição 18/10/2012 - 16:24

Os alunos do Colégio Estadual Ermelino de Leão, em Curitiba, expuseram seus trabalhos na 3° Mostra de Artes da escola. O evento é resultado do trabalho realizado nas oficinas de artes durante as atividades complementares. Participam do projeto 32 estudantes, que desenvolvem as atividades no período em que não estão em sala de aula. A exposição pode ser visitada pelos demais alunos da escola, pais e comunidade.

Uma vez por semana os alunos participam das atividades desenvolvidas pela professora de Arte, Clevna Biscaia dos Santos. “Eu quero que eles enxerguem além da arte. A arte tem esse poder sobre os alunos de fazer com que eles vejam além do que eles estão vendo”, explicou.

Durante as atividades, os estudantes fazem releituras de obras de artistas brasileiros. As obras são trabalhadas durante o período de quatro meses. O objetivo é desenvolver nos alunos o gosto pela arte. “Eu participo desde o ano passado. Eu gosto muito. Aqui é eu me encontro e faço o que eu gosto, que é pintar”, contou a estudante Rayla dos Santos Lima, 15 anos.

A aluna Gladis Eduarda Rafaell, 9 anos, 5° ano, é a primeira a chegar para as atividades. “Eu levanto bem cedo para poder vir participar porque eu gosto de escrever, desenhar pintar. Quanto mais cedo eu chegar, mais eu posso participar”, revelou a aluna.

As atividades complementares são oferecidas nas escolas da rede pública estadual pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de ensino e aumentar o espaço e a permanência dos alunos na escola e desenvolver a prática de atividades extracurriculares.

Atualmente no Paraná. mais de 51 mil alunos participam de atividades complementares periódicas em mais de 1,1 mil escolas com 2,1 mil atividades de esporte e lazer, cultura e arte, direitos humanos, promoção da saúde, aprofundamento pedagógico, iniciação científica e tecnologia da informação.

GALERIA DE IMAGENS