Ceep de Assaí produz máscaras-escudo para doar a profissionais de saúde 30/03/2020 - 15:05

A equipe do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Maria Lydia Cescato Bomtempo, em Assaí, que fica no Norte Pioneiro e integra o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Cornélio Procópio, está empenhada na prevenção ao coronavírus. Durante os últimos dias, professores da instituição têm se dedicado a produzir máscaras-escudo, também chamadas de face shields, que serão entregues a profissionais de saúde da região. 

As máscaras são produzidas por impressão 3D, em máquina doada pelo Governo do Estado à instituição em 2018. Enquanto o suporte é impresso em PLA, polímero produzido a partir de recursos renováveis, a proteção frontal é montada com folhas de acetato. 

Quem coordena a produção dos equipamentos no Ceep de Assaí são dois professores do Curso Técnico em Eletroeletrônica, Paulo Italo Stachuk e Mariani Oliveira de Souza, que contam com o suporte do diretor da instituição, Aquiles Cesar Fernandes, e apoio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). A iniciativa, contudo, atraiu a atenção de mais 50 voluntários, aproximadamente, que trabalham com outras máquinas de impressão 3D, além da que é de uso do Ceep.

“A ideia surgiu com o propósito de contribuir de alguma forma para saúde pública neste momento, utilizando nosso conhecimento técnico e recursos disponíveis para o desenvolvimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da saúde”, comenta Fernandes. “Essas máscaras poderão ser utilizadas por médicos e enfermeiros, profissionais que estão na frente dessa batalha contra o coronavírus”

DEMANDA - O objetivo primeiro da ação era destinar as máscaras ao Hospital Universitário de Londrina. Após o início do processo, contudo, outras instituições de saúde da região entraram em contato com a equipe do Ceep solicitando doações dos EPIs. Como a produção é limitada - um suporte demora cerca de 1 hora e 50 minutos para ser impresso -, a ideia é atender à demanda progressivamente. 

Até o momento, somado o produzido pelo Ceep e pelos demais voluntários, foram fabricadas mais de 500 máscaras.