Colégio em Ventania recebe fibra óptica da Copel 06/12/2012 - 16:20

O Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná, em Ventania, recebeu nesta quinta-feira (06) a visita do governador Beto Richa, para a implantação da rede de fibra óptica da Copel. Com isso, o Paraná é primeiro Estado brasileiro a ter 100% de cobertura de uma rede digital.

O programa da Copel para levar a rede para todo o Estado envolveu R$ 200 milhões em investimentos na infraestrutura. “O Paraná mais uma vez sai na frente, garantindo à população este grande avanço tecnológico”, disse Beto Richa.

Com esta novidade, o Colégio Estadual Alberto da Silva Paraná passa a contar com acesso à internet banda larga. “Será muito importante nas aulas e no dia-a-dia, tanto para os estudantes como para os professores”, disse a diretora da unidade, Antoniela Aparecida de Oliveira.

O governador destacou que toda cidade terá o uso franqueado do wifi da Copel pelos próximos três meses. Com isso, os moradores podem acessar a internet sem fio com banda larga gratuitamente por 90 dias. O acesso poderá ser feito em casa, no trabalho ou no telefone celular.

A fibra óptica também dá a possibilidade de Ventania ter a tecnologia mais avançada hoje em telecomunicações, com grande capacidade de banda para transmissão de dados, imagens e voz. “Trata-se de um instrumento fundamental para alavancar o desenvolvimento de qualquer localidade”, afirmou Richa.

Além do uso em escolas, a fibra óptica pode ser aplicada para implantar redes de colaboração digitais em segurança, saúde e outros serviços públicos.

As operadoras de serviços de telecomunicações podem compartilhar da infraestrutura de alta velocidade da Copel para atender o município, e os provedores locais de internet ganham mais facilidades para oferecer acesso à rede, promovendo a inclusão digital.
Para outras empresas, a infraestrutura de fibras ópticas também pode servir à comunicação entre instalações, filiais e clientes em todo o Paraná.

A Copel firmou parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para implantar o programa BEL-i9 ("banda extra larga inove"), que vai desenvolver conteúdos para as redes, pensar estratégias de exploração desta infraestrutura e buscar consolidar o Paraná como um pólo de telecomunicações.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS