Com figurinhas e vídeos, ensino de Libras ganha as redes 24/09/2020 - 14:34

Alunos de Libras do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná, criaram em meio a pandemia de Covid-19 – enquanto a comunicação segue predominantemente de forma remota – uma nova forma de disseminar a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Junto com a professora Ana Paula Giroldo, que liderou a iniciativa, eles criaram uma série de figurinhas para serem utilizadas via WhatsApp. São diversos sentimentos e emoções representados nas figurinhas com as respectivas setas indicando os movimentos corretos dos sinais. "Eu já tinha algumas figurinhas que fiz a partir de fotos de livros e materiais que retirei da internet com cumprimentos de bom dia, boa tarde. Em uma das conversas com a minha coordenadora (Sara Romeiro), ela gostou e falou que poderíamos criar nossas próprias e com outras temáticas", diz.

Giroldo já vinha utilizando as figurinhas para chamar atenção no grupo de WhatsApp de suas duas turmas do Colégio Estadual de Campo Mourão e incentivá-los a participar das atividades na sala virtual Google Classroom, no qual o conteúdo e as avaliações seguem em andamento. "Deu certo, no começo cerca da metade dos alunos originais estava participando e hoje já estamos chegando perto do total". revela. O colégio tem duas turmas da disciplina de Libras com 30 alunos cada no período da tarde e noite.

Com a adesão dos alunos à proposta, a professora posou para as fotos e teve ajuda de sua filha Vitória, de 10 anos, que a fotografou. Os estudantes então recortaram, fizeram as setas e criaram as figurinhas que já estão se espalhando fora do ambiente escolar. "A ideia é essa, que seja disseminada para a comunidade em geral, além da surda. Nós compartilhamos em alguns grupos de educação especial, divulgamos entre os funcionários e já tive retorno sobre amigos surdos de um deles que receberam e adoraram. Já saiu do nosso espaço", comenta a coordenadora do Celem do NRE de Campo Mourão, Sara Romeiro.

As figurinhas também foram compartilhadas com outros núcleos com Libras na rede estadual e postadas no Facebook. "Muitos professores e demais pessoas vieram pedir (quem viu no Facebook), gente de Cascavel, outras cidades. Até passei um passo a passo de como criar para quem quiser fazer as suas", explica Giroldo.

Mais redes - Com a boa repercussão e avanço da iniciativa, a professora Giroldo, que já se aventura no Youtube com vídeos culinários em Libras,
já dá novos passos para aumentar a universalização desse conhecimento: ela está participando do recém-criado perfil da Seed no TikTok "@ficadicaseedpr". "Os alunos vão montar e mandar os vídeos para mim", conta.

O canal oficial da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no TikTok "@ficadicaseedpr" vai incorporar o conteúdo feito pela turmas do NRE de Campo Mourão, que também deve ser compartilhado em outras redes sociais, como o Instagram da Seed. O material também será veiculado na televisão aberta, durante os intervalos do Aula Paraná.

Datas - Na quarta-feira (23) desta semana foi celebrado o Dia Internacional das Línguas de Sinais, marco importante em defesa dos direitos e da cultura das pessoas surdas. Neste sábado (26) é o Dia Nacional do Surdo, que propõe a reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade. Já o Dia Nacional da Libras é comemorado em 24 de abril, porque foi nessa data, em 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão.

Libras - A Língua Brasileira de Sinais está presente nas mais variadas maneiras na Rede Estadual de Ensino. Ao todo são 21 escolas com oferta de Curso de Libras/CELEM - 29 turmas e 868 alunos matriculados. Todas as mais de 3.000 aulas na televisão pelo Aula Paraná também têm Libras.

A rede também oferece atendimento educacional especializado a 613 estudantes surdos.São três Escolas Estaduais Bilíngues para Surdos e 10 Escolas Bilíngues para surdos parceiras da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.

A Seed também disponibiliza gratuitamente na App Store e no Google Play o Sinalário Disciplinar de Libras, uma ferramenta de apoio para alunos e profissionais (intérpretes) que trabalham com estudantes surdos. São mais de 300 vídeos com diversos termos encontrados nas 13 disciplinas que compõem o currículo do Ensino Fundamental e do Ensino Médio: Filosofia, Sociologia, Ensino Religioso, Educação Física, Ciências, Biologia, Artes, Química, Física, Matemática, Língua Portuguesa, Geografia e História.