Concurso premia merendeiras de escolas do Litoral 06/09/2013 - 16:44

O Núcleo Regional de Paranaguá fez nessa sexta-feira (6), em Paranaguá, a premiação do 2º Concurso de Merendeiras - Um Prato: Várias Ideias. As finalistas são merendeiras de 43 escolas estaduais regulares e de educação especial dos sete municípios atendidos pela regional. A proposta é valorizar o papel que o merendeiro tem na formação dos estudantes.

“É uma maneira de dar visibilidade a esse importante trabalho que é a de preparar as refeições escolares”, destacou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira.

As merendeiras elaboraram uma receita de prato salgado e outra de doce com mesmos ingredientes da merenda escolar para que as receitas possam ser feitas nas escolas.

Durante julho foram as etapas de seleção nos municípios para indicar as receitas finalistas. Uma comissão do Núcleo Regional ficou responsável pela degustação e avaliação de cada uma das receitas.

Rose Nesnik Barbosa, merendeira há 15 anos da Escola Estadual Abigail dos Santos Correa, em Matinhos, recebeu o prêmio de originalidade com os seus pratos. Ela faz merenda para mais de 250 alunos por dia. “Eu me sinto mito bem com o concurso. É um incentivo para que a gente melhore ainda mais o trabalho que fazemos para as crianças na escola”, contou emocionada Rose.

A torta salgada de frango e o bolo de milho verde foram os pratos finalistas da merendeira Mirail Pereira Pinheiro. Há 16 anos ela trabalha na Escola Estadual Maria Arminda, em Antonia. “Acho que é uma chance para mostrar a nossa capacidade. Mostrar o que faço com tanto carinho e dedicação, dando o melhor de mim”, disse.

EDUCADORES – Djanira dos Santos Clarindo faz merenda para quase 500 alunos do Colégio Estadual Maria de Lurdes Morozowiski, em Paranaguá, e participou do concurso sem pensar na premiação. “Acho que o mais importante são as amizades que fazemos. São as ideias que trocamos e com isso aprendemos mais”, comentou.

Para ela a merendeira não tem que ficar só na cozinha. “Temos que ajudar com a escola também. Eu me aproximo dos alunos para que eles não tenham vergonha de comer, falar da importância da alimentação”, disse.

Djanira ainda elogiou a qualidade da merenda escolar. “Trabalho há 16 anos na escola. Cada dia a merenda melhora mais. Tem itens diferentes. E a agricultura familiar traz produtos para complementar a merenda. Tens uns até que tive que pesquisar na internet para preparar”, revelou a merendeira que adora o que faz.

O evento foi prestigiado pelos técnicos do Núcleo Regional, diretores e diretores auxiliares das escolas, autoridades e familiares.

As receitas serão reunidas em um livro para ser distribuído para as merendeiras das escolas de Paranaguá, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba, Guaraqueçaba, Antonina e Morretes.

GALERIA DE IMAGENS