Contas de escola de Guaíra estão no jornal mural 02/12/2013 - 09:10

Uma vez a cada bimestre direção, professores, funcionários, pais e alunos do Colégio Estadual Presidente Roosevelt, em Guaíra, se reúnem para elaborar o Plano de Aplicação, que define onde serão investidos os recursos que chegam à escola através do Fundo Rotativo, repassados pela Secretaria de Estado da Educação. Toda a comunidade participa da gestão pedagógica e financeira da escola.

De acordo com diretora Solange Pastio Guerini, a participação coletiva contribui para que a escola tenha uma administração mais democrática. “Acredito que todos têm que participar para que possamos estar buscando sempre a excelência na oferta da educação em nossa escola. Se decidirmos juntos o que é mais importante para a escola, a possibilidade de erro é menor”, explica.

Além das reuniões, a prestação de contas também é feita no jornal mural da escola para que todos saibam onde e como está sendo gasto o dinheiro que chega à escola. “A escola é um bem comum e todos precisam conhecer e saber como está sendo aplicados os recursos. É um direito e uma responsabilidade com a escola”, conta Solange.

Também são realizadas reuniões periódicas com líderes de classe e representantes do Grêmio Estudantil, que em seguida repassam as informações para os colegas. . “A participação dos alunos é fundamental porque sabendo onde os recursos são aplicados, eles passam a cuidar mais da escola”, revela a presidente do grêmio, Diane Lúcia dos Reis Branco, 16 anos, do 2° ano do ensino.

No colégio são atendidos aproximadamente 1.200 alunos do ensino fundamental, médio e técnico. “Participamos de tudo, desde a organização do planejamento até a prestação de contas. Isso é importante porque assim todos ficam sabendo onde os recursos são aplicados”, conta o aluno Leonardo Barbosa, 18 anos, 4° ano do curso de formação de docente, que é um dos representantes do Conselho Escolar.

Funcionários - A participação dos funcionários reflete também na qualidade dos investimentos que são feitos na manutenção da escola. Todos os 128 funcionários participam. Claudinéia de Camargo Zimermam é responsável pelo controle de qualidade e confere cada item dos produtos de limpeza antes da compra. “A qualidade na compra garante mais economia para a escola”, lembra.

GALERIA DE IMAGENS