Contribuições para o Currículo da Rede Estadual Paranaense vão até 14/10 05/10/2020 - 14:11

Professores, pedagogos e diretores têm até o próximo dia 14 de outubro para contribuir com o Currículo da Rede Estadual Paranaense - CREP. Os documentos e os formulários para contribuições por componente estão disponíveis para consulta no Portal Dia a Dia Educação desde o último dia 23 de setembro.

Voltada aos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), a versão experimental do CREP foi publicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte no início deste ano letivo de 2020. A versão final deverá ser publicada em novembro, após ajustes das contribuições da rede estadual. O feedback constante dos profissionais será fundamental para ajudar a secretaria a qualificar o documento. 

O CREP é complementar ao Referencial Curricular do Paraná (para entender a diferença entre o Referencial e o CREP, veja box ao fim da matéria) e compila os conteúdos essenciais a serem trabalhados em cada disciplina, separados por ano, além de sugestões de como distribuir esses conteúdos nos trimestres letivos. 

PARA A SALA DE AULA – O CREP funciona como um grande guia construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (norma curricular nacional) e do Referencial Curricular do Paraná (norma para o sistema estadual paranaense). 

Separados por disciplinas (como Língua Portuguesa, Matemática, História etc.), os conteúdos alcançam a especificidade da aula e, por essa característica, o CREP facilita a troca de experiências e as escolhas metodológicas do professor, bem como os processos de avaliação, já que é premissa do processo de ensino e aprendizagem que todo conteúdo abordado em sala de aula atenda a um objetivo de aprendizagem. 

Acesse aqui os volumes do CREP por disciplina

CONSTRUÇÃO COLETIVA – A elaboração da primeira versão do CREP passou por um processo de consulta pública à rede de profissionais da Educação. Neste ano, o CREP é o documento orientador dos Planos de Trabalho Docente e Planos de Aula.

Por se tratar de um documento de grande impacto para a rede de ensino, os profissionais da educação podem, através do RCO, sugerir conteúdos que não foram contemplados e adequações quanto à distribuição temporal dos conteúdos nos trimestres, sugerindo, por exemplo, a troca de trimestres. No fim do ano, será divulgada a versão consolidada do CREP.

REFERENCIAL CURRICULAR E CREP 

O Referencial Curricular do Paraná é o documento que estabelece os princípios que regem o processo de ensino e aprendizagem, os direitos de aprendizagem dos estudantes e diretrizes gerais para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Paraná foi o primeiro estado do Brasil a ter esse documento aprovado. 

A elaboração do Referencial passou por um Comitê Executivo e pela construção em regime de colaboração entre Estado e municípios ao longo de oito meses. Nesse período, o documento recebeu mais de 75 mil contribuições de professores, gestores escolares, pesquisadores, alunos e representantes da sociedade civil.

Foi a partir do Referencial que o CREP foi desenvolvido, com o objetivo de reformular as propostas pedagógicas curriculares que agora serão postas em prática em 2020. 

Mas atenção: o CREP é o documento orientador do currículo do Ensino Fundamental – Anos finais. Para o Ensino Médio, em 2020, as diretrizes estaduais continuam a orientar o trabalho pedagógico nessa etapa.