De 640 colégios estaduais com aulas presenciais, 11 têm aulas suspensas devido a casos de Covid-19 11/06/2021 - 17:03

Em cumprimento às resoluções e orientações das autoridades sanitárias e para manter os colégios como ambientes controlados e seguros, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte vem fazendo um monitoramento dos casos de Covid-19 nas escolas. Nesta sexta-feira (11), há 11 escolas fechadas e 164 turmas com aulas presenciais suspensas devido a casos de Covid-19. Dentre as 36 mil pessoas que frequentam as escolas presencialmente, houve 405 casos positivos do novo coronavírus. Destes, 373 são decorrentes de contaminações fora do ambiente escolar, enquanto 32 estão em investigação. Outras 629 escolas seguem abertas, seguindo o protocolo de biossegurança, e 212 foram fechadas devido a decretos municipais.

Medidas de proteção contra a Covid-19 — As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Autorização dos pais – O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem o retorno dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.
Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Orientações – Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.