Escola recebe instalações e amplia cursos técnicos 06/01/2016 - 10:20

Os estudantes e a comunidade escolar do Colégio Estadual Loureiro Fernandes, no bairro Ahú, em Curitiba, terão uma nova opção para a formação técnica gratuita. A partir do dia 29 de fevereiro, quando inicia o ano letivo, o colégio irá ofertar o curso técnico em nível médio de Edificações, além dos cursos de Química, Administração e Segurança do Trabalho.

O novo curso estará disponível nas modalidades integrada, para estudantes que estão cursando o ensino médio, intercalando assim as disciplinas técnicas com as da base nacional comum, e subsequente, para ex-alunos e comunidade escolar com idade acima de 17 anos. O curso tem duração de quatro anos na modalidade integrada e dois anos no sistema subsequente.

Além das aulas práticas e teóricas, os estudantes também irão participar de estágio obrigatório indicado e acompanhado pela escola. “O nosso colégio já possui um perfil voltado para a educação profissional e esse curso será mais uma referência que irá somar com as ofertas que a escola já possui”, disse o diretor Amilton Costa.

NOVA ESTRUTURA – A unidade recebeu um novo bloco específico para as aulas práticas do curso de Edificações. Também foram construídos dois laboratórios de informática e um escritório modelo para as aulas práticas de Administração. O investimento é de R$ 733 mil, com recursos do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O laboratório do curso de Edificações conta com mais de 50 equipamentos modernos para que os alunos aprendam na prática os conteúdos vistos na teoria. O Loureiro Fernandes também recebeu novos acervos bibliográficos específicos para os cursos ofertados. Com a nova estrutura, o colégio passa a ter mais uma referência em ensino técnico. “Nesse período de dificuldade econômica pelo qual o país passa, é grande a procura de mão de obra qualificada e o Estado do Paraná oferece mais uma opção gratuita para a obtenção dessa formação”, destacou Amilton.

Com o novo espaço, o colégio atenderá mais de 900 alunos apenas nos cursos técnicos de Curitiba e região metropolitana. A escola atende em média 1.200 alunos do ensino fundamental, médio e técnico.

MAIS OPÇÕES – Ainda na Capital serão ofertados outros dois cursos no começo do ano letivo pelo Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba, no bairro Boqueirão. As novas ofertas são para os cursos técnicos em nível médio em Mecânica e Biotecnologia. Para os novos cursos foram construídos dois novos blocos, uma biblioteca e novos acervos bibliográficos específicos para os cursos.

Os blocos terão quatro novas salas de aulas, 10 laboratórios e um barracão de construção civil. Também foram feitas passarelas para os estudantes e um muro novo em volta de todo o colégio. Foram investidos R$ 3 milhões com recursos do Governo do Estado também em parceria com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Colégio oferece ainda os cursos técnicos em Edificações, Eletromecânica, Eletrônica, Química e Meio Ambiente.

GALERIA DE IMAGENS