Escolas Estaduais recebem materiais customizados para segunda etapa de Estudo e Planejamento 24/07/2019 - 17:40

Faltando poucos dias para o início do segundo semestre letivo na rede estadual de ensino, profissionais da Educação já se preparam para retornar às salas de aula. Eles participam, nessa quinta e sexta-feira (25 e 26), do segundo período de Estudo e Planejamento, dedicado à elaboração do Plano de Ação da escola, que será aplicado ao longo do semestre buscando melhorar a aprendizagem dos alunos.

Todo o conteúdo programático sugerido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte foi elaborado a partir da avaliação dos profissionais do primeiro período de Estudo e Planejamento, que aconteceu no início do ano. A avaliação mostrou que 85% dos profissionais aprovou a estratégia de construção do Plano de Ação, e 81% concordou que deveria haver outros encontros.

Agora, a intenção é avaliar o que alcançou resultados positivos no primeiro semestre e o que pode ser aprimorado.

“Esse é o momento de a escola se reunir para analisar os resultados obtidos, olhar mais cuidadosamente para o diagnóstico feito lá no início do ano e avaliar as ações executadas, para então planejar o segundo semestre. Há práticas exitosas, que devem ser mantidas; e há práticas que podem ser repensadas, conforme a realidade de cada escola”, explicou Raph Gomes Alves, superintendente da Educação.

MATERIAL CUSTOMIZADO – Com base nas observações que os professores fizeram sobre o material em fevereiro, quando participaram da primeira etapa de planejamento, o conteúdo teve alterações. Temas sugeridos pelos próprios educadores, como metodologias inovadoras, gestão de sala, combate ao abandono e habilidades socioemocionais, foram incorporados ao material.

Além disso, cada escola recebeu o seu boletim: um material customizado que traz de forma sintética e gerencial os dados consolidados da escola (aprovação, abandono, desempenho na Prova Paraná, quantidade de alunos abaixo da média). O conteúdo foi elaborado por técnicos da SEED e validado por profissionais dos Núcleos Regionais de Educação e das próprias escolas.

O boletim foi produzido de acordo com a realidade de cada instituição e apresenta um resumo dos resultados obtidos pela escola até o momento, como avaliação, evolução e participação na Prova Paraná, e os indicadores do IDEB e do SAEP.

Também retoma as metas estabelecidas no início do ano letivo pela direção escolar e traz um balanço da quantidade de alunos com notas abaixo da média. Esse mapeamento foi feito para mostrar tanto os pontos positivos quanto aqueles que precisam ser revistos.

“É o momento de replanejamento, de estudo. E nada melhor que replanejar com base em dados objetivos”, pontuou Alves.

CRONOGRAMA – Em 2019, o cronograma de Estudo e Planejamento foi alterado. Uma parte desta formação foi feita em fevereiro e a outra será realizada agora, em julho. Dessa maneira, cada docente, que antes organizava todas as aulas no início do ano, agora tem um tempo para esta elaboração antes de voltar para a sala de aula no segundo semestre. Assim é possível implementar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, conforme necessidade.

CERTIFICADO – Assim como no começo do ano, depois dos dias de formação, os profissionais da Educação que participaram ganham uma certificação. Para isso, devem preencher o formulário de avaliação on-line e apontar a qualidade do material disponibilizado pela SEED.

GALERIA DE IMAGENS