Exposição apresenta arquitetura escolar na 1º metade do século 20 04/12/2012 - 19:20
Uma pesquisa, que será exposta em colégios da rede pública estadual, relata a arquitetura escolar dos ginásios, escolas normais e profissionais do Paraná da primeira metade do século. A arquiteta Elizabeth Amorin de Castro e a antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse apresentaram o estudo nesta quarta-feira (4), durante palestra no auditório do Colégio Estadual da Polícia Militar.
A exposição, que reúne o resultado de um projeto de pesquisa do Projeto Intersecretarial do Programa de Proteção das Escolas de Interesse Histórico e Cultural, fica aberta ao público até esta sexta-feira (7) no Colégio da Polícia Militar, e depois segue para o Instituto Estadual de Educação Professor Erasmo Pilotto. Foram estudadas 30 escolas da rede pública de ensino. Em 2013, outras exposições itinerantes ocorrerão em escolas estaduais na Capital e no interior do Estado.
O projeto é mais uma ação do Programa de Programa de Proteção das Escolas de Interesse Histórico e Cultural, coordenado pela Vice-Governadoria. Além das exposições, a pesquisa resultará na produção de livro e material em CD-ROM, com distribuição gratuita. Foram estudadas 30 escolas da rede pública de ensino.
De acordo com a antropóloga Zulmira, uma das autoras do livro, a pesquisa aborda não somente a questão da arquitetura escolar. “Simultaneamente mostramos todo o processo de legislação e o ideário de educação na primeira metade do século 20, afirma.
Uma questão abordada pelas autoras é a preocupação por parte do Estado em investir na instrução, isso já no século XIX. “Isso pode ser percebido pelo fato de que o segundo edifício público construído na Província do Paraná foi o Liceu de Curitiba. E a argumentação para isso era que a as escolas estavam espalhadas de forma precária”, diz Elizabeth.
Além de mostrar os padrões arquitetônicos dos prédios escolares, a pesquisa traz algumas curiosidades, como fotografias da primeira escola profissional e feminina gratuita, instalada em 1917, em Curitiba. Traz também a Escola de Capatazes Rurais, onde hoje está localizado o Cindacta II, no Bacacheri. O livro e o material em CD-ROM serão lançados em breve.
Serviço:
Exposição: Ginásios, Escolas Normais e Profissionais – A Arquitetura Escolar no Século 20
Local: Colégio Estadual da Polícia Militar – Rua José Ferreira Pinheiro, 349 – Portão
Data: Até 7 de dezembro, durante funcionamento da escola.