Fera Com Ciência 2008 encerra atividades em Dois Vizinhos 12/09/2008 - 15:30
Após cinco dias de intensas e diversas atividades culturais, artísticas e científicas o Fera Com Ciência chega ao encerramento. Marinez Romancini, chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois vizinhos, que coordenou a organização do evento, se diz impressionada com o entusiasmo, a criatividade e a a empolgação dos alunos. "Eles mostraram suas habilidades, fizeram novas amizades e todo o aprendizado adquirido nestes dias certamente ficará registrado em suas vidas. O Fera Com Ciência se caracteriza como um momento especial no processo educacional no Estado do Paraná".
Para a aluna Adriane Samara Mackiewicz, da Escola Antonio Francisco Lisboa, de Capanema, a experiência foi gratificante. "O FERA COM CIÊNCIA é um lugar interessante demonstra a criatividade dos alunos. Comida e alojamento muito bons", diz ela. Já Cíntia Trombini e Alexandre Morandi, ambos do Colégio Estadual Irmã Mª Margarida, do município de Salto do Lontra, dizem ter mudado com a experiência. "O Fera está ótimo, pois a arte faz a gente voltar para casa de um modo diferente e com um novo método de agir para defender o planeta", afirmam.
Além das atividades de dança, pintura, poesia, show de talentos e oficinas científicas também chamaram a atenção dos participantes as oficinas da Patrulha Escolar Comunitária que objetiva oferecer segurança na escola e no seu entorno.
Uma das oficinas mais agitadas foi a de Hip Hop, na qual os alunos usaram a dança de rua como forma de expressão corporal, desenvolvendo, assim, a coordenação motora relacionada ao ritmo e à musicalidade. A professora Maureen Rodrigues dos Santos e sua colega Elizabeth Fagundes Lemos, que desenvolveram esta oficina, ressaltaram o valor social do trabalho desenvolvido. "Trabalhar a mistura de linguagens da dança, da encenação teatral e da mímica pode ajudar a incluir as crianças em uma cultura totalmente voltada para a arte, incentivando atitudes saudáveis para aquelas que ficam nas ruas, a mercê das drogas, bebidas e más companhias".
Outra oficina que causou muito entusiasmo entre os alunos foi a oficina Animais Peçonhentos, que teve a proposta de discutir o medo que as pessoas sentem em relação aos animais peçonhentos. As oficineiras Ana Paula G. da Silva e Simone Wengat transmitiram aos alunos formas de prevenção de acidentes com estes animais.
A oficina de Dança e Dança de Salão trabalhou o conceito do encontro e do entendimento entre o masculino e do feminino (o Yin e Yang da cultura oriental), o desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. Segundo a professora Emanuela Camargo Marquez "em nossa sociedade predomina o sedentarismo e o automatismo, no entanto, a expressão corporal e a dança surgem como fontes de energia, aliviando-nos do stress e fortalecendo o corpo e a mente para a realização de atividades cotidianas".
A oficina Brincando com DNA procurou tratar de assuntos que mexem com a curiosidade dos alunos, principalmente quando são polêmicos, como é o caso dos produtos transgênicos, da clonagem, células tronco, entre outros. Segundo a professora Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, através de atividades lúdicas foram promovidas situações que incentivaram a curiosidade dos alunos, proporcionando uma nova possibilidade de leitura de temas complexos e ainda colaborando na construção do conhecimento científico.
Os alunos também fizeram caminhadas ecológicas e aprenderam a preservar o meio ambiente através de oficinas oferecidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná , EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e SEMA – Secretaria do Meio Ambiente, parceiros da SEED neste evento. Houve, também, visitas ao patrimônio ecológico da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal de Dois Vizinhos com rios, trilhas, cascatas e nascentes onde os alunos aprenderam a importância do meio ambiente. Foram feitas também visitas à UNISEP – União de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná e aos pontos turísticos de Dois Vizinhos.
Para a aluna Adriane Samara Mackiewicz, da Escola Antonio Francisco Lisboa, de Capanema, a experiência foi gratificante. "O FERA COM CIÊNCIA é um lugar interessante demonstra a criatividade dos alunos. Comida e alojamento muito bons", diz ela. Já Cíntia Trombini e Alexandre Morandi, ambos do Colégio Estadual Irmã Mª Margarida, do município de Salto do Lontra, dizem ter mudado com a experiência. "O Fera está ótimo, pois a arte faz a gente voltar para casa de um modo diferente e com um novo método de agir para defender o planeta", afirmam.
Além das atividades de dança, pintura, poesia, show de talentos e oficinas científicas também chamaram a atenção dos participantes as oficinas da Patrulha Escolar Comunitária que objetiva oferecer segurança na escola e no seu entorno.
Uma das oficinas mais agitadas foi a de Hip Hop, na qual os alunos usaram a dança de rua como forma de expressão corporal, desenvolvendo, assim, a coordenação motora relacionada ao ritmo e à musicalidade. A professora Maureen Rodrigues dos Santos e sua colega Elizabeth Fagundes Lemos, que desenvolveram esta oficina, ressaltaram o valor social do trabalho desenvolvido. "Trabalhar a mistura de linguagens da dança, da encenação teatral e da mímica pode ajudar a incluir as crianças em uma cultura totalmente voltada para a arte, incentivando atitudes saudáveis para aquelas que ficam nas ruas, a mercê das drogas, bebidas e más companhias".
Outra oficina que causou muito entusiasmo entre os alunos foi a oficina Animais Peçonhentos, que teve a proposta de discutir o medo que as pessoas sentem em relação aos animais peçonhentos. As oficineiras Ana Paula G. da Silva e Simone Wengat transmitiram aos alunos formas de prevenção de acidentes com estes animais.
A oficina de Dança e Dança de Salão trabalhou o conceito do encontro e do entendimento entre o masculino e do feminino (o Yin e Yang da cultura oriental), o desenvolvimento do corpo, da mente e do espírito. Segundo a professora Emanuela Camargo Marquez "em nossa sociedade predomina o sedentarismo e o automatismo, no entanto, a expressão corporal e a dança surgem como fontes de energia, aliviando-nos do stress e fortalecendo o corpo e a mente para a realização de atividades cotidianas".
A oficina Brincando com DNA procurou tratar de assuntos que mexem com a curiosidade dos alunos, principalmente quando são polêmicos, como é o caso dos produtos transgênicos, da clonagem, células tronco, entre outros. Segundo a professora Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, através de atividades lúdicas foram promovidas situações que incentivaram a curiosidade dos alunos, proporcionando uma nova possibilidade de leitura de temas complexos e ainda colaborando na construção do conhecimento científico.
Os alunos também fizeram caminhadas ecológicas e aprenderam a preservar o meio ambiente através de oficinas oferecidas pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná , EMATER – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural e SEMA – Secretaria do Meio Ambiente, parceiros da SEED neste evento. Houve, também, visitas ao patrimônio ecológico da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal de Dois Vizinhos com rios, trilhas, cascatas e nascentes onde os alunos aprenderam a importância do meio ambiente. Foram feitas também visitas à UNISEP – União de Ensino Superior do Sudoeste do Paraná e aos pontos turísticos de Dois Vizinhos.


