Governo oferece professores para Casas Familiares Rurais 30/09/2015 - 14:41

Em reunião realizada nesta terça-feira (29), no auditório do Colégio da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) propôs a garantia de professores (20 horas para as áreas da Base Nacional Comum) e técnicos (com 40 horas onde é ofertado curso técnico) às Casas Familiares Rurais, a partir do próximo ano. A reunião foi organizada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP), e contou com a participação de representantes da SEED e prefeitos de diversas regiões do Estado, onde há Casas Familiares Rurais, instituições de ensino destinadas à formação de jovens do meio rural, na pedagogia de alternância.

A situação atual de cada município será tratada especificamente com as prefeituras, buscando garantir ensino de qualidade a todos os estudantes e adequando as vagas ofertadas à demanda e estrutura regional.

Para este ano, o convênio relativo às Casas Familiares Rurais continua nos moldes atuais, com o fornecimento de profissionais e recursos repassados à Arcafar – Associação das Casas Familiares Rurais.

A secretária da Educação, professora Ana Seres, explicou que até o final deste ano o convênio será mantido, mas a partir de 2016 a proposta do Estado é fornecer os professores e técnicos. Estes últimos serão contratados pelo processo seletivo simplificado. “A Secretaria da Educação não vai interferir nas questões locais das prefeituras. Cada prefeito poderá decidir por convênios, localmente, conforme entender necessário ou viável”, explicou a secretária.

GALERIA DE IMAGENS