Mais da metade do novo Colégio Yvone Pimentel está pronta 18/11/2013 - 08:53

Mais da metade da reconstrução e revitalização do Colégio Estadual Yvone Pimentel, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, está pronta. O ritmo acelerado deixará a escola pronta até o inicio do ano letivo de 2014 e dobrará o número de vagas, que agora é de mil estudantes.

Atualmente 38 operários trabalham na reconstrução total da escola, que era esperada pela comunidade escolar há mais de oito anos. “Acompanhamos cada madeira sendo retirada e agora a escola nova sendo reconstruída. É a realização de um sonho”, comemora a funcionária Daniza Paula Soares, que compõe a comissão que acompanha diariamente as obras.

Na reconstrução do Yvone Pimentel o Governo do Estado está investindo R$ 5 milhões. O prédio de 44 anos tinha desgaste do tempo. As salas e o forro foram danificados por goteiras e infiltração. O número de salas passará das 15, com área de 38 metros quadrados, para 20, com 56 metros quadrados. “Não temos nem palavras para expressar a emoção que é ver nossa escola sendo reconstruída”, revela a diretora Adriana Kampa.

O colégio é referência em qualidade de ensino, com a nova estrutura também será garantida a qualidade de ensino para os alunos. “É uma escola com um potencial enorme de aprendizado, mas que não tinha uma estrutura adequada. Nós víamos que a nossa escola não tinha o suporte que ela necessitava. Os alunos não tinham um espaço adequado para desenvolver suas atividades”, conta o funcionário Carlos Roberto do Rego, que também participa da comissão de acompanhamento da reconstrução.

ESTRUTURA - A escola funcionava há quatro décadas em um prédio adaptado do antigo Núcleo Social do bairro e não contava com espaços adequados para as salas de aula, refeitório e rampas de acessibilidade para alunos com deficiência e nem rotas de fuga em situação de emergência.

No novo prédio terá dois blocos novos, dois laboratórios de informática, um laboratório de física, química e biologia, cozinha, refeitório, banheiros adaptados, vestiários, cantina, passarela coberta, e casa para o zelador. O telhado será construído com telhas de isolamento térmico e acústico. Toda a rede elétrica e hidráulica também será nova.

Também será construída e ampliada uma sala onde vai funcionar o Centro de Atendimento Especializado na Área de Surdez (Caes). Todo o prédio vai ser adaptado com pista tátil e rampas de acesso para atender aos alunos com múltiplas deficiências, além de extintores e placas de sinalização de acordo com as normas do Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

GALERIA DE IMAGENS